GERAL

Abertas inscrições para eleição de Conselheiro Tutelar

A partir desta quinta-feira (1º), os interessados em concorrer ao cargo de Conselheiro Tutelar dos Direitos da Criança e do Adolescente podem se inscrever para participar do processo para a escolha dos membros dos Conselhos Tutelares a ser realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA.

As inscrições vão até o próximo dia 9 e podem ser feitas na sede do CMDCA, localizada na rua Joubert de Carvalho, 127, sala 201.

Entre outros critérios, o candidato deve ter experiência prática reconhecida na defesa dos direitos da criança e do adolescente, de no mínimo três anos, exercida nos últimos cinco anos.

O edital com informações gerais sobre cargo, inscrição, remuneração e número de vagas, está exposto na sala dos conselhos da Secretaria da Assistência Social e Cidadania -SASC.

Cada Conselho Tutelar é composto por cinco conselheiros titulares com mandato de três anos.

Os Conselheiros Tutelares exercerão mandato eletivo e não serão considerados do quadro de servidores da administração municipal.

De acordo com a presidente do CMDCA, Bernadete Barusso, “a escolha dos membros dos Conselhos Tutelares será feita pelos eleitores cadastrados no município de Maringá, em sufrágio universal e direto, sendo o voto facultativo e secreto, através de processo eleitoral sob responsabilidade CMDCA, que julgará sobre o atendimento dos requisitos estabelecidos para as candidaturas, bem como todos os recursos e dúvidas suscitadas, proclamando os eleitos, tudo sob a fiscalização do Ministério Público.”

O valor da inscrição é de R$ 30,00.

Informações com Bernadete Barusso, no telefone 3221-6400 ou 3221-6415.

A SASC está localizada na rua Joubert de Carvalho, 127.