CIDADE

Ruas da Vila Morangueira são reperfiladas

Equipes da divisão de Pavimentação, da Secretaria Municipal dos Serviços Públicos, iniciaram nesta terça-feira (27) os trabalhos para reperfilagem asfáltica nas ruas Bogotá e Panamá, na Vila Morangueira.

A iniciativa – adotada em todos os bairros – procura readequar trechos críticos de vias com grande circulação de veículos, que atendem ao transporte coletivo e que apresentam maior comprometimento do asfalto em conseqüência da chuva.

“Existem trechos em que os reparos nas vias podem ser feitos pela operação tapa-buraco, mas, em determinados casos, o desgaste do asfalto é tão acentuado que a readequação do trajeto só pode mesmo ser efetuada com a reperfilagem, apesar do custo mais alto”, explica o secretário Sidnei Telles.

Ele cita como comparação a operação tapa-buraco iniciada também nesta terça-feira em outras vias importantes para a comunidade, porém, menos desgastadas, como a Rua Carmem Miranda – no Jardim Cidade Alta – e várias ruas do Jardim Ipanema.

As equipes têm se revezado para prestar atendimento 24 horas aos casos que requerem maior urgência em todo o município.

Nos últimos dias o trabalho tem sido agilizado com a recuperação de várias máquinas e equipamentos que passaram por processos de conserto ou reforma nas oficinas da secretaria.

Na Avenida Tiradentes, equipes da divisão de Serviços Públicos trabalham em sistema de mutirão na revitalização dos canteiros centrais.

O trabalho compõe o projeto Maringá Flores – desenvolvido pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos em parceria com a Gerência de Paisagem Urbana e apoio do Instituto da Árvore – que propõe oferecer um novo visual, com plantio de flores nas principais avenidas da cidade.

Segundo o secretário Sidnei Telles, a próxima avenida a ser revitalizada será a Neo Alves Martins, que atravessa a área central.

Para aumentar a permeabilidade do solo, serão implantadas calçadas ecológicas com 3 metros de extensão por 1,2 metro de largura ao redor das árvores no trajeto entre as avenidas Duque de Caxias e Herval.

Dependendo da incidência solar haverá plantio de grama ou de variedades florais que se adaptam à áreas ensolaradas e de sombra.

Informações: 3261-5511 (Secretaria dos Serviços Públicos)