Anvisa autoriza retorno de vendas de creme dental da Colgate; entenda
Suspensão foi revertida após apresentação de recurso da empresa, mas agência pede que população continue alerta para reações ao produto.

A suspensão da venda do creme dental Colgate Total Clean Mint foi revertida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A medida, que havia sido determinada na última quinta-feira (27), foi revogada após apresentação de recurso por parte da empresa.
Apesar disso, a Anvisa orienta que a população continue alerta para reações ao produto, que contém fluoreto de estanho na composição, e notifiquem as autoridades sanitárias por meio do sistema e-Notivisa. “A agência recebeu relatos de eventos adversos que indicam que a presença na formulação da substância fluoreto de estanho, que tem conhecidos benefícios antimicrobianos e anticárie, pode estar associado a reações indesejáveis em alguns usuários”, explica, em nota.
Leia também:
- Alunos da rede estadual do Paraná criam carro movido a hidrogênio
- Paraná antecipa início da vacinação contra a gripe para o dia 1º de abril
De acordo com a Anvisa, o uso do creme dental deve ser interrompido em caso de sintomas como lesões orais (aftas, feridas e bolhas, problemas na língua, sensações dolorosas (dor, ardência, queimação), inchaço (amígdalas, lábios e mucosa oral), sensação de dormência nos lábios e boca e irritações gengivais. Se o desconforto persistir, a recomendação é procurar um profissional da saúde.
A Colgate, em nota, explicou que o creme dental não causa danos à saúde, mas que algumas pessoas podem ter sensibilidade devido a alguns ingredientes da composição. Segundo a Anvisa, os fabricantes devem garantir que os rótulos dos produtos contenham informações claras sobre possíveis reações adversas e instruções de uso adequadas.