Paraná lidera redução de casos de dengue
O Paraná reduziu em 99,1% o número de casos de dengue no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2003.
Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados ontem, de janeiro a junho deste ano, houve notificação de 84 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Nos seis primeiros meses de 2003, foram notificados 9.419 casos. Em todo o País, a redução nos casos de dengue foi de 73,3%, baixando de 299.764 casos, em 2003, para 84.535 este ano. Na Região Sul, a queda foi de 96,9%, de 9.866 para 303 registros.
De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, 23 municípios dos 38 considerados críticos registraram casos de dengue. A situação mais grave foi em Itambé (37 km ao sul de Maringá), que concentrou quase 38% das notificações. O município registrou, até junho, 32 casos autóctones de dengue. Outros dois casos foram confirmados até setembro. O segundo maior número de casos foi identificado em Londrina (13), mas na maior parte deles (10) a contaminação se deu em outros estados.
O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria, José Francisco Konolsaisen, disse que a situação em Itambé foi provocada por uma ''falha'' na supervisão das ações locais de prevenção e combate ao mosquito da dengue, que foi contornada ainda no início do ano. Segundo o diretor, no ano passado, a epidemia foi mais grave nos municípios de Assis Chateubriand, Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia e Foz do Iguaçu.
Para Konolsaisen, a significativa redução nos casos de dengue no Estado foi resultado do envolvimento dos municípios, das regionais de Saúde, mas principalmente das comunidades, já que o trabalho de combate ao mosquito depende, essencialmente, da população. ''O problema (de proliferação do mosquito) é grave dentro das casas. Noventa por cento dos casos pesquisados em Londrina e região foram identificados nas residências'', alertou.
O governo federal lança na próxima sexta-feira, a campanha publicitária do Dia D de Combate à Dengue deste ano, que será realizado no dia 20 de novembro. As peças (cartazes, folders, adesivos, bonés, camisetas, anúncios de rádio e televisão) trarão o slogan ''Não deixe a dengue estragar o seu verão''. Na Região Norte, por conta da estação das chuvas, o slogan será alterado para ''Não deixe a dengue estragar suas férias''. A primeira etapa da campanha, que trabalhará a prevenção, será veiculada até o dia 13 de novembro. Na segunda fase, o alerta será sobre a eliminação dos criadouros do mosquito.
Segundo Konolsaisen, também estão previstas ações locais para o período de 12 a 27 de novembro. Uma delas envolverá alunos do ensino fundamental da rede estadual de ensino. As crianças receberão material educativo com orientações sobre situações favoráveis à reprodução do mosquito da dengue e como eliminá-las.(Com Agência Saúde)
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.