SAÚDE

Paraná lidera redução de casos de dengue

O Paraná reduziu em 99,1% o número de casos de dengue no primeiro semestre deste ano em comparação ao mesmo período de 2003.

Paraná lidera redução de casos de dengue

Segundo dados do Ministério da Saúde, divulgados ontem, de janeiro a junho deste ano, houve notificação de 84 casos da doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. Nos seis primeiros meses de 2003, foram notificados 9.419 casos. Em todo o País, a redução nos casos de dengue foi de 73,3%, baixando de 299.764 casos, em 2003, para 84.535 este ano. Na Região Sul, a queda foi de 96,9%, de 9.866 para 303 registros.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, 23 municípios dos 38 considerados críticos registraram casos de dengue. A situação mais grave foi em Itambé (37 km ao sul de Maringá), que concentrou quase 38% das notificações. O município registrou, até junho, 32 casos autóctones de dengue. Outros dois casos foram confirmados até setembro. O segundo maior número de casos foi identificado em Londrina (13), mas na maior parte deles (10) a contaminação se deu em outros estados.

O diretor de Vigilância em Saúde da Secretaria, José Francisco Konolsaisen, disse que a situação em Itambé foi provocada por uma ''falha'' na supervisão das ações locais de prevenção e combate ao mosquito da dengue, que foi contornada ainda no início do ano. Segundo o diretor, no ano passado, a epidemia foi mais grave nos municípios de Assis Chateubriand, Londrina, Ibiporã, Cambé, Rolândia e Foz do Iguaçu.

Para Konolsaisen, a significativa redução nos casos de dengue no Estado foi resultado do envolvimento dos municípios, das regionais de Saúde, mas principalmente das comunidades, já que o trabalho de combate ao mosquito depende, essencialmente, da população. ''O problema (de proliferação do mosquito) é grave dentro das casas. Noventa por cento dos casos pesquisados em Londrina e região foram identificados nas residências'', alertou.

O governo federal lança na próxima sexta-feira, a campanha publicitária do Dia D de Combate à Dengue deste ano, que será realizado no dia 20 de novembro. As peças (cartazes, folders, adesivos, bonés, camisetas, anúncios de rádio e televisão) trarão o slogan ''Não deixe a dengue estragar o seu verão''. Na Região Norte, por conta da estação das chuvas, o slogan será alterado para ''Não deixe a dengue estragar suas férias''. A primeira etapa da campanha, que trabalhará a prevenção, será veiculada até o dia 13 de novembro. Na segunda fase, o alerta será sobre a eliminação dos criadouros do mosquito.

Segundo Konolsaisen, também estão previstas ações locais para o período de 12 a 27 de novembro. Uma delas envolverá alunos do ensino fundamental da rede estadual de ensino. As crianças receberão material educativo com orientações sobre situações favoráveis à reprodução do mosquito da dengue e como eliminá-las.(Com Agência Saúde)

Folha de Londrina