EDUCAÇÃO

Caixa muda relação de classificados do Fies

A Caixa Econômica Federal divulgou ontem uma nova lista de alunos classificados para a primeira fase do Fies (Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior). Trata-se da terceira relação do ano, já que as duas anteriores foram anuladas. A decisão foi publicada em portaria no ''Diário Oficial da União''.

Os estudantes selecionados concorrem a financiamentos de até 70% da mensalidade em instituições privadas de ensino, com juros fixos ao ano.

A nova lista de classificados, com 193 alterações, já está disponível no endereço eletrônico do Fies (http://fies.caixa.gov.br/). O aluno deve informar seu código de inscrição e o CPF. A relação também pode ser verificada pelo telefone 0800-5740101 ou nas instituições de ensino superior.

No dia 13 de outubro, o MEC (Ministério da Educação) anulou o resultado do processo seletivo do Fies porque a ordem de classificação apresentada continha falhas no cômputo do grupo familiar dos candidatos em que o nome da mãe do estudante não era citado. Na ocasião, 4.581 pessoas foram incluídas, modificando a lista com 50.001 universitários.

Desta vez, o erro, segundo a assessoria de imprensa da Caixa, se deveu a uma falha no programa que analisa as inscrições cujos dados foram retificados pelos alunos. Na página do Fies, o estudante podia alterar informações do cadastro inicial. A falha foi vista quando os dados antigos de renda familiar foram substituídos.

Folha de Londrina