POLÍTICA

Governador recebe medalha "Soldado da Paz"

O governador Roberto Requião recebeu a medalha "Soldado da Paz", Ordem do Mérito do Batalhão de Suez.

Governador recebe medalha "Soldado da Paz"

A solenidade foi realizada na manhã de domingo (24), na Praça das Nações, em Curitiba, em frente ao monumento aos soldados que servem nas Forças de Paz da Organização das Nações Unidas (ONU). "Hoje nós homenageamos aqui o Batalhão de Suez, o batalhão da paz. São soldados que saem do Brasil não para a guerra, mas para promover a paz e a solidariedade entre os homens", disse Requião.

O governador foi homenageado em função do trabalho que realiza à frente do Estado do Paraná em favor da paz social, priorizando ações que beneficiam, principalmente, a população mais carente. "Eu tive a minha honra de ser condecorado pelo trabalho que realizo no Governo, que é um trabalho que visa também, acima de tudo, a paz social", disse o governador.

Também foram condecorados o comandante da Polícia Militar, coronel David Antônio Pancotti, o general Luiz Carlos Minucci, comandante da 5ª Região Militar, além de autoridades do Exército e civis.

A Força Internacional "Soldados da Paz" foi criada pela Organização das Nações Unidas em 1956 e atuou pela primeira vez na promoção da paz em Suez. Os soldados brasileiros têm trabalhado em zonas de conflito em diversos países do mundo, como Angola, Timor Leste e, atualmente, no Haiti. Seus integrantes atuam em tropas de engenharia, saúde e polícia em países devastados por guerras civis, com atendimento especial a refugiados e à população carente. "O Brasil tem uma tradição de paz. Não participa de ações agressivas a outras nações e respeita a autodeterminação dos povos. Mas, em circunstâncias em que é preciso intervir para restabelecer a paz, o Brasil não deixa de atender a ONU, mantendo seu compromisso com a paz internacional", concluiu.

Agência Estadual