TRANSPORTE

Setran inicia vistoria de taxis e renovação de carteiras

Agentes de trânsito da Secretaria Municipal dos Transportes (Setran) iniciaram ontem quarta-feira (31) o trabalho de vistoria anual dos 126 veículos prestadores de serviço de taxi cadastrados em Maringá.

A operação, que atende as determinações do artigo 30 da Lei Municipal 4.047/96, terá continuidade até sexta-feira, dia 2 de fevereiro.

O atendimento aos taxistas está sendo feito das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h na sede da Setran, localizada à Avenida Gastão Vidigal, nº 421, no antigo aeroporto.

Na realização da vistoria nos veículos é feito um teste de pista para verificação do funcionamento dos componentes mecânicos e elétricos e exigida uma série de documentos e certidões para a renovação da carteira de taxista.

“Uma inovação na fiscalização deste ano é que os carros equipados com engate para reboque devem estar adequados de acordo com as novas especificações do Código Brasileiro de Trânsito”, diz a gerente de patrimônio e serviço da Setran, Rosa Maria Loureiro.

Segundo a gerente, o tempo máximo de uso permitido para os veículos cadastrados é de 10 anos mas, ao completar esse prazo, o taxi que passar pela vistoria de uma das três oficinas de Maringá autorizadas pelo Detran terá sua licença prorrogada por mais um ano.

“Entretanto, verificamos que 80 por cento dos taxis de Maringá têm menos de quatro anos de uso e, por isso, o processo de vistoria não tem registrado problemas”, diz.

Para a maioria dos taxistas, a série de itens exigidos pela Setran durante a vistoria dos veículos e para a renovação de carteiras ajuda a disciplinar a atividade dos profissionais.

“Concordo plenamente com essas exigências pois, além de garantir a segurança dos usuários e motoristas, elas asseguram a credibilidade de nossa categoria profissional”, afirma o taxista Eugênio Senhorinho.

A opinião dele é compartilhada com o colega Pedro Luvizotti Junior: “já atuei 12 anos como taxista em Curitiba e posso assegurar que lá as exigências são ainda mais severas.

Isso é bom, pois o taxista é tido como um 'cartão postal' da cidade e mostra o nível de civilização da comunidade”, revela.

O não comparecimento dos taxistas para vistoria na Setran em infração, cujos responsáveis não terão seus veículos licenciados e seus termos de permissão renovados, além de ficarem sujeitos às sanções previstas na Lei.

No começo deste mês a Secretaria dos Transportes inspecionou as 92 vans cadastradas para o transporte escolar em Maringá.

Depois realizou vistoria nos veículos públicos municipais também utilizados para o transporte escolar.

Documentos exigidos durante a vistoria

Alvará de Licença para renovação (original)

Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (cópia)

Seguro DPVAT em dia

Certificado de Registro de Transferência do veículo em branco (original)

Carteira Nacional de Habilitação do titular e auxiliares (cópia)

Termo de responsabilidade dos motoristas auxiliares

Carteirinha do titular e auxiliares para renovação

Certidão do condutor a ser retirada no Detran pelo titular e auxiliares

Comprovante de endereço do motorista titular e dos auxiliares

Comprovante da vistoria realizada no taxímetro pelo IPEM (cópia

Nome do coordenador e do vice do ponto de taxi

Certidão negativa de débitos do titular junto ao município

- 126 é o número de taxis cadastrados na Setran

- 10 anos – é o tempo máximo de uso permitido para os veículos cadastrados prestarem o serviço de taxi.

Ao completar esse prazo, o veículo que passar pela vistoria de uma das três oficinas de Maringá autorizadas pelo Detran terá sua licença prorrogada por mais um ano

- 92 vans estão cadastradas para fazer o transporte escolar em Maringá

Informações: 3221-8500 (Secretaria dos Transportes)