Novo planetário é inaugurado em Maringá; saiba mais
Atração instalada no câmpus da UEM será aberta à comunidade.
Foi inaugurado nesta terça-feira (8) o Planetário Professor Carlos Alfredo Argüello, dentro do campus sede da Universidade Estadual de Maringá (UEM).
A atração é aberta ao público e apresenta curiosidades sobre o espaço, história e o universo das constelações.
A UEM já possui um planetário operante, o “Circus Stellarium”, que é totalmente analógico. A nova instalação conta com tecnologia de última geração e faz parte de um projeto de mais de 30 anos.
Leia também:
- UEM abre teste para contratação de professores com salários de até R$ 10,6 mil
- Festa dos Estados e das Nações 2024 tem início no dia 11 de outubro; confira programação
- Governo do Paraná propõe reajuste e ampliação do auxílio-alimentação para servidores
O responsável pelo projeto, professor Marcos César Danhoni Neves, destaca que a inauguração do planetário “é um sonho parcialmente realizado”. Danhoni destaca que agora resta a criação da Praça do Céu.
A futura instalação, que já tem recursos garantidos, será uma releitura do observatório astronômico pré-histórico chamado Stonehenge, na Inglaterra, feito com pedras que marcam as posições dos solstícios e equinócios.
O planetário
O Planetário Professor Carlos Alfredo Argüello possui 7 metros de diâmetro e capacidade para 35 pessoas. É equipado com poltronas reclináveis e ar condicionado.
No espaço serão exibidos filmes curtos sobre astronomia, cosmologia, física e outros temas científicos. O horário de visitação será divulgado em breve.