Número de eleitores de 16 e 17 anos mais que dobrou nos últimos quatro anos no Paraná
Cerca de 73 mil jovens estão aptos para votar nas Eleições Municipais de 2024.
As Eleições Municipais de 2024 devem contar com cerca de 73 mil “estreantes” no Paraná. O número de jovens de 16 e 17 aptos para votar mais que dobrou nos últimos quatro anos, quando apenas 36.725 adolescentes participaram do pleito em 2020.
O voto nessa idade é facultativo e só se torna obrigatório a partir dos 18 anos.
O aumento expressivo no número de jovens eleitores no Paraná segue uma tendência nacional. No Brasil, o índice de pessoas com 16 e 17 anos aptas a votar teve crescimento de 78% nos últimos quatro anos. Atualmente, 1,8 milhão de jovens podem participar do pleito.
Leia também:
- Prefeitura de Bom Sucesso abre concursos com salário de até R$ 10,3 mil
- Veja cuidados necessários para evitar quadros de rinite alérgica durante a primavera
- Lightsweet inicia a semana com 22 vagas de emprego anunciadas no Maringa.Com
- Caixa Econômica vai leiloar mais de 500 imóveis em 21 estados, incluindo o Paraná
Desde 2021, uma norma do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) passou a permitir que jovens de 15 anos tirem o título de eleitor. No entanto, esses eleitores só podem efetivamente votar a partir dos 16 anos de idade.
Quem pretende tirar o título pela primeira vez deve comparecer ao cartório eleitoral até 150 dias antes do primeiro turno de cada eleição para coletar a biometria.
Nos cenários municipais, Curitiba concentra a maior parcela dos eleitores adolescentes no Paraná. A cidade com menor número de jovens eleitores é Nova Aliança do Ivaí, com 25 votantes. Em Maringá, o número de jovens aptos para votar é de 1.201.