ESPORTE

Prefeitura e Maringá Jeep Club promovem o 10º Raid Cidade Verde

Aventura, diversão, lama e alta dose de emoção. Esse, com certeza, será o cenário para os apreciadores do "fora de estrada" que participarem do 10º Raid Cidade Verde - Trilha da Vitória - Maringá - PR, que acontece no próximo dia 7 de novembro.

A largada está prevista para às 8h, no estacionamento do Shopping Avenida Center. O evento é uma promoção da

Prefeitura de Maringá, por meio da Secretaria dos Esportes e Lazer do município e Jeep Club de Maringá.

Após dada a largada, os "jipeiros" prosseguem pelo percurso Maringá - Paiçandu - Água Boa. O almoço está previsto para ser realizado na Estância Velho Oeste e o retorno será pelo trajeto Água Boa - Paiçandu - Maringá.

A chegada do primeiro jipe está prevista para às 16h no mesmo local de partida. O percurso inclui um belo visual, que privilegia o espaço rural composto por muita estrada de chão, cachoeiras, rios, pasto e mata. O asfalto deve abranger apenas 2 mil metros da prova.

Durante a prova, poderão ficar em cada jipe apenas o piloto, o navegador (responsável por direcionar o caminho) e o "zequinha" que costuma ter atribuições de serviço pesado, ou seja, amarrar o cabo de aço, abrir porteira, afastar obstáculo, afastar gado, entre outros.

A contratação do serviço do "zequinha" é opcional, mas já se tornou "peça" indispensável à maioria dos jipeiros. No caso de chuva, aumenta o grau de dificuldade da prova e o "zequinha" entra mais em ação ainda.

As trilhas apresentam subidas, descidas, estradas transversais e é comum o jipe "dar trabalho" em determinada altura. Na véspera do evento, ou seja, dia 6, às 9h (com local a ser definido), os "jipeiros" vão receber dos coordenadores da prova uma planilha calculada para participação.

O raid é uma prova de regularidade e precisão. O competidor tem que comparecer no local no horário, minuto e segundo determinados pela direção da prova. Para monitorar esse trabalho é colocado um computador de bordo dentro de cada jipe. Existem também vários pontos com postos de controle para registrar a passagem do veículo.

Os dez primeiros colocados receberão troféus especiais. Haverá também entrega de troféus de participação e sorteio de muitos brindes para os participantes.

Categoria turismo

Os apreciadores da prova que quiserem participar da prova , poderão se inscrever apenas para a categoria turismo. Para isso, deverão participar com jipe e acompanhar as provas após o último jipe competidor.

A coordenação do evento está planejando muito conforto para os participantes "turistas" que, inclusive, serão orientados por um guia para facilitar o trajeto, principalmente, nos pontos de maior dificuldade de travessia no percurso programado.

Participação

A comissão organizadora do evento espera a participação de mais de 40 jipes superando a marca do ano passado. A expectativa é que a comunidade, em geral, acompanhe mais de perto o evento, para que possa conhecer um pouco mais da história dos "jipeiros" da cidade. "Com a realização deste evento, além de cumprir o calendário de atividades do Maringá Jeep Club, ainda incentivaremos a participação de

mais 'jipeiros'", avalia o diretor da prova, Luiz Nott.

Inscrições

As inscrições custam R$ 50,00 e mais R$ 10,00 para quem contratar o "zequinha" e poderão ser realizadas na Rua Caramuru, 246 - Zona 4. Informações poderão ser obtidas com Luiz Nott pelos fones 262-33-32 e 9109-33-77.

PMM