ESPORTE

Delegações presentes no Jojup´s utilizam programas de computador para melhorar rendimento de seus at

Algumas delegações que estão participando dos Jogos da Juventude (Jojup´s), que acontece em Maringá até o próximo sábado, contam um sistema informatizado para acompanhar a produtividade dos atletas na competição, iniciativa utilizada para atletas de alto rendimento, com o objetivo de sempre melhorar a performance dos jogadores.

Ainda em fase de teste, a equipe de vôlei de Ponta Grossa está usando um programa de computador semelhante ao utilizado pela Confederação Brasileira de Voleibol. “Começamos a usar há pouco mais de um mês, mas pretendemos em breve colher bons resultados através dos dados obtidos pelo programa”, conta o técnico da equipe feminina, José Francisco Macedo.

Ele afirma que programa será de extrema importância também no estudo das equipes adversárias. “Através desses dados colhidos e organizados pelo programa, saberemos por exemplo, qual é o melhor momento de determinada atleta entrar em quadra ou a área que a equipe adversária mais se sobressai”, explica.

Já de acordo com o técnico da equipe de handebol feminino de Itapejara, Osni Zioli, este tipo de acompanhamento feito com as atletas já trouxe resultados significantes para o time. “Nós gravamos todos os jogos em vídeo para depois avaliá-los e identificarmos as falhas, para assim fazermos um trabalho específico no fundamento”, diz.

Ele conta que há dois anos foi implementado esse trabalho diferenciado e hoje é prioridade na equipe. “Além disso, nós realizamos avaliações físicas constantes em parceria com a Faculdade de Pato Branco, através de exames aeróbicos, de flexibilidade, entre outros”, completa. Outras delegações também já utilizam esse tipo de recurso para incrementar o trabalho técnico feito nas equipes, demonstrando que o Jojup´s além de ser uma ótima vitrine esportiva para os atletas também é uma escola para a profissionalização esportiva.
PMM