Unidades Básicas de Saúde passam a oferecer auriculoterapia; conheça o tratamento
800 profissionais de todas Regionais de Saúde do Paraná foram capacitados para aplicar técnicas da Medicina Tradicional Chinesa.
A Secretaria de Estado de Saúde realizou nesta semana o curso de formação em auriculoterapia para mais de 800 profissionais que atuam na Atenção Primária à Saúde (APS) no Paraná.
Os participantes certificados estão aptos, a partir de agora, a utilizar a prática terapêutica nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos municípios paranaenses.
A auriculoterapia consiste na aplicação de agulhas esféricas finas e sementes de mostarda em pontos específicos na orelha.
“A orelha é considerada um microssistema que reflete todo o corpo e seus órgãos. Ao estimular os pontos na orelha, a auriculoterapia busca equilibrar a energia do corpo e melhorar as funções dos órgãos internos", pontuou o professor Eduardo, que ministrou a aula prática em três polos.
Método é indicado para o tratamento de uma série de condições agudas e crônicas, como dores lombares, cefaleia, torcicolo e contraturas musculares, dores articulares, ansiedade, depressão, insônia, azia, náuseas, sintomas do climatério, obesidade, constipação, cólicas menstruais, tabagismo, entre outras.
Leia também:
- Eclipse lunar acontece entre 17 e 18 de setembro; saiba como observar
- Unioeste abre inscrições para Vestibular 2025
- Hospital Bom Samaritano está com 23 vagas de emprego anunciadas no Maringa.Com
- Polícia Militar realiza simulado de combate a crimes violentos em Maringá
Foram capacitados profissionais de saúde de todas as Regionais de Saúde do Paraná com apoio das referências técnicas de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) das regionais de Paranaguá, Ponta Grossa, União da Vitória, Foz do Iguaçu, Maringá e Londrina.
As aulas foram ministradas nos municípios sede das regionais com certificado pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).