ALERTA

Número de doações de sangue no Hemocentro da UEM precisa aumentar em 25%

Setor passou a atender mais hospitais e unidades conveniadas para suprir demandas transfusionais ligadas ao SUS.

Número de doações de sangue no Hemocentro da UEM precisa aumentar em 25%
A instituição convida toda população a fazer sua doação de sangue e ajudar o Hemocentro a manter os estoques estáveis para o atendimento diário. - Foto: Reprodução

O Hemocentro Regional de Maringá necessita e planeja aumentar em cerca de 25% o número de atendimentos para coletas de sangue. Entre as propostas traçadas pela direção do setor estão a realização de coletas externas, ampliação de campanhas de doação internas (empresas, instituições, grupos religiosos, grupos esportistas, universidades e outros) e o aumento da divulgação e promoção do tema "doação de sangue" em Maringá e região.

Segundo o diretor Gerson Zanusso Júnior, o ano de 2024 representa várias mudanças na rotina de atendimento do Hemocentro porque, mesmo antes de assumir os novos convênios para atendimento da demanda SUS (Sistema Único de Saúde) em Maringá, o setor já tem atendido um acréscimo de cerca de 30% no número de bolsas transfundidas se comparado ao ano anterior.

Leia também:

Com isso, a instituição convida toda população a fazer sua doação de sangue e ajudar o Hemocentro a manter os estoques estáveis para o atendimento diário.

Zanusso reitera que, a partir do segundo semestre deste ano, o setor passou a atender um número maior de hospitais/unidades conveniadas para atendimento de demandas transfusionais referentes ao SUS. Ainda conforme ele, este aumento se deve ao desinteresse de atendimento SUS por unidades de bancos de sangue privadas.

O diretor diz que há pouco mais de um mês da inclusão de novos conveniados, o Hemocentro já enviou mais de 430 bolsas de hemocomponentes a fim de atender a nova demanda.

Critérios básicos para doar sangue

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos
  • Pesar mais de 50 kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
  • Apresentar documento de identificação, emitido por órgão oficial (aceita-se fotocópia autenticada do documento, desde que as fotos e inscrições estejam legíveis e as imagens permitam a identificação do doador)
  • Para fazer a doação pela primeira vez, o limite de idade é de 60 anos e jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal que assinará um termo de consentimento

O Hemocentro Regional fica na avenida Mandacaru, nº1600, com atendimento de segunda a sexta-feira das 7h às 18h30 e, aos sábados, das 7h às 12h30.

Assessoria de Comunicação Social UEM