EDUCAÇÃO

UEM aplica provas dos Vestibulares de Inverno e EaD neste domingo (14); veja orientações

Avaliações serão realizadas em 12 cidades do Paraná para cerca de 11 mil candidatos.

UEM aplica provas dos Vestibulares de Inverno e EaD neste domingo (14); veja orientações
O Vestibular de Inverno 2024 totaliza 10.705 inscritos, que concorrem a 1.108 vagas para os mais de 70 cursos da UEM. - Foto: Divulgação/UEM

Os vestibulares de Inverno e EaD 2024 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) mobilizam neste final de semana mais de 11 mil candidatos em todo o Paraná. As provas de ambos os concursos ocorrem neste domingo (14), entre 13h50 e 19h, em 12 cidades paranaenses.

Em Maringá, serão no câmpus-sede da UEM e na UniCesumar. Também haverá aplicações em Apucarana, Campo Mourão, Cascavel, Cianorte, Curitiba, Goioerê, Ivaiporã, Paranavaí, Pato Branco, Ponta Grossa e Umuarama.

Os vestibulandos podem consultar o ensalamento no Menu do Candidato do respectivo concurso, acessado via site da Comissão do Vestibular Unificado (CVU) ou App Vestibular UEM.

O Vestibular de Inverno 2024 totaliza 10.705 inscritos, que concorrem a 1.108 vagas para os mais de 70 cursos da UEM. As graduações estão distribuídas entre seis câmpus da instituição – Maringá, Cianorte, Cidade Gaúcha, Goioerê, Ivaiporã e Umuarama. Todas as oportunidades reservam vagas para cotas sociais, para negros ou para Pessoas com Deficiência (PcD).

Devido à eliminação da prova de conhecimentos específicos, promovida pela CVU no ano passado, cada candidato pode selecionar até três opções de cursos, não necessariamente da mesma área. Desde os últimos concursos, a novidade tem impactado positivamente no aproveitamento das vagas oferecidas – no Vestibular de Verão 2023, por exemplo, 94,8% das vagas foram preenchidas.

O Vestibular EaD 2024 teve, ao todo, 329 inscrições homologadas para ingresso nas graduações em Ciências Biológicas, Física, História, Letras Português/Inglês e Pedagogia, distribuídas entre os 21 polos de Educação a Distância (EaD) da UEM.

De acordo com a CVU, os mais de 11 mil vestibulandos serão distribuídos em 286 salas, nos 13 locais de aplicação. As ações de preparação e adequação dos blocos de prova já estão em andamento, com previsão de conclusão no sábado (13). Ao todo, 840 fiscais foram convocados pela CVU para atuação nas provas.

Conforme a CVU, mais de 34,6% dos inscritos no Vestibular de Inverno 2024 são moradores de Maringá, e 83,4% vivem no Paraná. Entre os mais de 65% que residem em outras cidades, destacam-se Curitiba (5,4%), Londrina (4%), Sarandi (3,5%) e Apucarana (2,7%).

Outros 16,6% vêm de outros estados, com maioria paulista: 9,5% dos vestibulandos moram no estado de São Paulo. Na sequência, predominam catarinenses (2,5%) e sul-mato-grossenses (2,4%).

Já o Vestibular EaD 2024 observou maior distribuição entre as cidades de origem dos candidatos. Dos inscritos, 11,3% residem em Maringá, enquanto 88,7% moram distantes do câmpus-sede da Universidade. Municípios onde a UEM tem polos de EaD, como Faxinal (8,5%), Umuarama (8,5%), Goioerê (8,2%) e Sarandi (8,2%), estarão bem representados na prova.

O curso mais procurado como primeira escolha dos vestibulandos foi Medicina, que soma 578,62 candidatos por vaga na concorrência universal. Entre as opções mais concorridas também destacam-se Ciência da Computação (42,62 candidatos por vaga), Odontologia (40,37) e Psicologia (39,26), todos com ingresso via Vestibular de Inverno 2024.

Dicas e orientações

Durante as cinco horas de prova, os concorrentes deverão responder a 50 questões objetivas, no estilo somatória, além de uma redação. Orientações e conteúdos programáticos das provas podem ser consultados nos manuais do candidato do Vestibular de Inverno e do Vestibular EaD 2024.

Segundo a coordenadora da CVU, Márcia do Nascimento Brito, o Manual do Candidato é o principal aliado da preparação dos vestibulandos. “Nós orientamos que o estudante leia o manual, também para entender como é feito o preenchimento da folha de respostas. Ele, obrigatoriamente, tem que preencher dois alvéolos, um na coluna da dezena e outro na coluna da unidade, e não pode ter dupla marcação por coluna”, lembrou.

Os estudantes também devem estar atentos às regras da redação. Cada candidato deve produzir, no mínimo, 15 linhas escritas – linhas vazias serão desconsideradas. Além disso, os vestibulandos não devem assinar o texto ou fazer qualquer tipo de desenho que os identifique.

Além disso, é importante consultar com antecedência o endereço do local de prova. A orientação é sair de casa cedo, devido à possibilidade de trânsito intenso, para chegar ao ponto de aplicação ao menos uma hora antes do fechamento dos portões. O ingresso nas salas de prova será liberado às 13h20, mas os portões dos locais de aplicação estarão abertos desde meio-dia.

É obrigatória a apresentação de documento oficial de identificação com foto, na forma física ou em aplicativo oficial. Em caso de furto do documento nos dias anteriores à prova, o candidato deve levar boletim de ocorrência impresso.

Também é necessário usar caneta esferográfica azul escura, com corpo transparente e escrita grossa. Não é permitido o uso de outras cores e modelos de caneta para a marcação definitiva dos gabaritos e da redação. Os candidatos ainda podem levar alimentos e bebidas não alcoólicas, que serão previamente vistoriados pelos fiscais de sala.

Todas as regras e orientações podem ser conferidas no edital de abertura e no Manual do Candidato dos concursos. Para a coordenadora da CVU, no entanto, nunca é demais reforçá-las. “Chegar antes do horário, trazer algo para se alimentar, água ou uma garrafa que possa abastecer nos bebedouros. Não esquecer dos documentos e da caneta, e vir tranquilo. Nós esperamos todos os candidatos, e torcemos para que consigam resolver a prova com sucesso para cursar uma das melhores universidades do Brasil”, resumiu.

Mais informações sobre os concursos de Inverno e EaD 2024 podem ser consultadas no site da CVU/UEM ou no App Vestibular UEM.

Confira os locais de prova:

  • Maringá: UEM (Câmpus Sede) - Av. Colombo, 5790
  • Maringá: UniCesumar - Av. Guedner, 1610 - Bloco 8
  • Apucarana: Unespar - Av. Minas Gerais, 5021
  • Campo Mourão: Centro Universitário Integrado - Unidade Câmpus - R. Lauro de Oliveira Souza, 440
  • Cascavel: Unioeste - R. Universitária, 2069
  • Cianorte: UEM (Câmpus Regional de Cianorte) - R. Dom Pedro II, s/n
  • Curitiba: Universidade Tuiuti do Paraná - R. Padre Ladislau Kula, 395
  • Goioerê: UEM (Câmpus Regional de Goioerê) - Av. Reitor Zeferino Vaz, s/n
  • Ivaiporã: UEM (Câmpus Regional do Vale do Ivaí) - Av. Espanha, s/n (próximo ao fórum)
  • Paranavaí: Unespar - Av. Gabriel Esperidião, s/n
  • Pato Branco: UTFPR - Via do Conhecimento, s/n - Km 01
  • Ponta Grossa: UniCesumar - R. Desembargador Westphalen, 60-B
  • Umuarama: UEM (Câmpus Regional de Umuarama) - Av. Doutor Ângelo M. da Fonseca, 1800
Agência Estadual de Notícias