EDUCAÇÃO

I Encontro Intermunicipal de Crianças e Adolescentes PETI/2007 será nesta quarta-feira (17)

Nesta quarta-feira (17), entre 8 e 17 horas, será realizado o I Encontro Intermunicipal de Crianças e Adolescentes PETI/2007, no Centro Social Marista, localizado na rua Nossa Senhora da Glória na Vila Vardelina.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria da Assistência Social – SASC que reunirá em Maringá, crianças e adolescentes inseridos no Programa de Erradicaçao do Trabalho Infantil – PETI das cidades de Ângulo, Astorga, Floraí, Flórida, Marialva, Nova Esperança, Sarandi, Paiçandu e São Jorge do Ivaí.

O objetivo do encontro é proporcionar atividades culturais, artísticas, de lazer e recreação para crianças e adolescentes inseridos no PETI, em período de férias.

Além das atividades, cada comitiva participante fará uma apresentação cultural de dez minutos que poderá ser uma poesia, música, dança, peça de teatro, mímica ou cartazes.

Cada cidade trará cerca de dez participantes.

A expectativa da SASC é reunir aproximadamente 140 crianças no encontro.

O PETI é um programa de transferência direta de renda do Governo Federal para as famílias de crianças e adolescentes em situação de trabalho, adicionado à oferta de Ações Socioeducativas e de Convivência, de manutenção da criança e do adolescente na escola e articulação dos demais serviços da rede de proteção básica e especial.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social, o objetivo do PETI é erradicar todas as formas de trabalho infantil no país, em um processo de resgate da cidadania de seus usuários e inclusão social de suas famílias.

Em Maringá, 483 crianças são atendidas pelo PETI e todas participam de atividades multidisciplinares nos contraturnos escolares.