Queda de temperatura pode aumentar casos de inflamação respiratória; saiba como prevenir
Sintomas da rinite e sinusite podem ser evitados com vacinação em dia e outros cuidados básicos.
A queda nas temperaturas registrada na maior parte do Paraná deve impactar a saúde da população. A mudança é sentida principalmente por quem tem inflamações respiratórias, como rinite e sinusite.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
De acordo com especialistas, os principais sintomas que o corpo apresenta quando sente a mudança de temperatura são nariz congestionado, coceira no nariz, espirros, congestão nasal e secreção clara ou amarelada.
Os sintomas listados também podem ser associados às viroses de inverno, que atingem as vias aéreas devido ao confinamento em ambientes fechados que o frio estimula, facilitando a proliferação do vírus.
Pessoas que possuem algum tipo de bloqueio ou dificuldade na ligação entre nariz e seios da face, como desvio de septo ou estreitamento dos canais, podem sofrer com sintomas da sinusite, que são mais severos e duram mais tempo. São eles: dor de cabeça, secreção amarelada e tosse.
Para amenizar o desconforto da sinusite, é recomendado lavagem nasal com soro fisiológico. Além disso, manter o calendário vacinal em dia também previne a contaminação por viroses.