GERAL

Aplicativo Menor Preço ajuda a economizar na escolha do presente de Dia das Mães

App compara preços em tempo real e indica estabelecimentos mais próximos do consumidor.

Aplicativo Menor Preço ajuda a economizar na escolha do presente de Dia das Mães
Os valores são atualizados em tempo real, com base nas notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos. - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

A chegada do Dia das Mães no próximo domingo (12) traz para muitas pessoas o desafio de encontrar o presente ideal e que caiba no orçamento. O aplicativo Menor Preço, desenvolvido pela Celepar em parceria com a Secretaria estadual da Fazenda, pode ajudar o consumidor a comparar preços de produtos em tempo real e economizar.

Ao acessar a plataforma, basta habilitar o GPS e digitar o nome do produto desejado – flores, cosméticos, livros, chocolates, itens de decoração ou quaisquer outros. Então, o app exibe uma lista com os preços do produto em cada estabelecimento comercial próximo. Outra opção é ler o código de barras usando o próprio celular.

Os valores são atualizados em tempo real, com base nas notas fiscais emitidas pelos estabelecimentos. “Em segundos, com o Menor Preço, o consumidor obtém todas as informações necessárias para decidir onde comprar o presente de Dia das Mães. É o aplicativo ideal para quem quer encontrar as melhores ofertas, seja nesta data especial ou no dia a dia”, diz André Ávila, um dos criadores do Menor Preço na Celepar.

Além dos itens, valores e nomes dos estabelecimentos, também é possível verificar a distância até o local e até traçar rotas com o auxílio de aplicativos de navegação GPS, como o Google Maps.

Outros recursos disponíveis são os filtros: o usuário consegue ordenar ou filtrar as opções de acordo com o preço do item ou a distância do estabelecimento. O app é gratuito e pode ser baixado pela Play Store (para dispositivos Android) ou App Store (para iOS).

Nota Paraná

O Menor Preço é interligado ao Nota Paraná, ou seja, a cada nota fiscal emitida por um estabelecimento, informações como o nome do comércio, o endereço, o produto vendido e o valor são repassadas em tempo real ao Menor Preço.

O consumidor, quando solicita a inclusão do CPF na nota fiscal, recebe uma parte do ICMS em forma de créditos. O valor pode ser transferido para uma conta bancária ou usado para abater parte do IPVA. Quem está cadastrado no programa concorre a prêmios mensais em dinheiro distribuídos por meio de sorteio.

Agência Estadual de Notícias