GERAL

Folia de Reis encerra festividades de Natal

“É muito bom poder recordar esta tradição que conheço desde quando era pequena.

Meu pai participava de um grupo de Folia de Reis e nesta época do ano passava dez dias visitando as casas, cantando e tocando”, comentou entusiasmada, Iracema de Moura Peixoto, que estava assistindo à aprensentação.

Na manhã do último sábado (6), a comunidade maringaense prestigiou a tradicional festa do Dia de Folia de Reis.

A comemoração encerrou as festividades do “Natal Ingá”, organizado pela Prefeitura Municipal de Maringá (Secretaria da Indústria, Comércio e Turismo) em parceria com a Associação Comercial de Maringá.

Dois grupos folclóricos apresentaram músicas e danças na praça Napoleão Moreira da Silva.

As letras das canções relembravam a viagem a Belém dos três Reis Magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – para dar boas vindas ao menino Jesus.

Os integrantes do grupo também passaram pela “Casa do Papai Noel”, agradeceram a presença do público e desejaram um feliz 2007 para toda a comunidade maringaense.

O aposentado Benedito Aparecido Ariza gostou muito da apresentação.

“É um privilégio poder resgatar nossa cultura religiosa.” O comerciário Altamir Cardoso também prestigiou a comemoração.

“Acho importante que toda a comunidade participe da Folia de Reis e traga as crianças que, na maioria das vezes, não conhece esta tradição brasileira.”

O secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Ercílio Santinoni, destacou a importância de comemorar a festa e cultivar a tradição religiosa e cultural do povo brasileiro.

“Com a Folia de Reis encerramos as atividades do “Natal Ingá”.

Agradeço a todos que nos ajudaram na realização de um Natal cheio de alegria e comemorações para a população de Maringá”, finalizou o secretário.

O vice-prefeito, Roberto Pupin, também aproveitou a oportunidade para agradecer o apoio de toda a comuinidade, secretários, empresários e entidades que colaboraram na organização do “Natal Ingá”.

“Estamos satisfeitos com o sucesso das atividades de natal e agora encerramos com esta maravilhosa festa de “Folia de Reis”.

A secretária municipal da Cultura, Flor Duarte, destacou o significado do Dia de Folia de Reis.

“Após as comemorações do Natal, em várias cidades do Brasil, os foliões saem pelas ruas da cidade, visitando as casas, cantando, dançando e trocando orações, explicou a secretária.