CULTURA

Encerra neste domingo (07) a exposição "Traços do Acervo da Caixa"

Encerra, neste domingo (07), a exposição "Traços do Acervo da Caixa" que está aberta para visitação, na Sala de Exposições do Teatro Calil Haddad, desde o último dia 7 de dezembro.

Durante este período, mais de 1300 pessoas visitaram a exposição.

A mostra, realizada em parceria com a Secretaria da Cultura de Maringá, conta com obras de artistas plásticos nacionais e a visitação é gratuita.

Entre as obras expostas estão alguns dos mais expressivos artistas nacionais das últimas décadas e suas "marcas registradas".

Quem visitar a mostra, encontrará as palmeiras de Tarsila do Amaral e os tipos dentuços de Heitor dos Prazeres, entre outros ícones das artes plásticas.

Na seleção de 23 obras do acervo da Caixa do Rio de Janeiro e três de Brasília, estão xilogravuras de artistas como Lasar Segall e Oswaldo Goeldi, serigrafias de Tomie Ohtake e raras telas de Cícero Dias, Antonio Bandeira e Milton Dacosta.

O objetivo da mostra é ampliar o público apreciador freqüentador das galerias, fomentando o desenvolvimento de uma legítima cultura visual brasileira.

Os trabalhos apresentados na exposição fazem parte de um conjunto de cerca de mil obras do Acervo CAIXA iniciado em 1968, época em que Djanira, Di Cavalcanti e Aldemir Martins ilustravam os bilhetes da Loteria Federal.

Mais 246 obras, de artistas como Anita Malfatti, Portinari, Di Cavalcanti, Manabu Mabe, Tarsila do Amaral e Alfredo Volpi, foram adquiridas quando a Caixa incorporou o Banco Nacional de Habitação (BNH).

As últimas aquisições foram feitas em 1998, quando a empresa encomendou a alguns artistas contemporâneos obras especiais, sob o tema 500 Anos de Descoberta do Brasil.

O Acervo CAIXA é habitualmente exibido em exposições itinerantes em diversas cidades brasileiras.

Exposição "Traços do Acervo CAIXA" ver programação nos eventos.