CULTURA

Centro Cultural Sucena realiza oficina de confecção de berimbau neste domingo (14)

Atividade com classificação livre faz parte do Festival Infantil de Capoeira e Cultura Afro-brasileira. Veja como se inscrever.

Centro Cultural Sucena realiza oficina de confecção de berimbau neste domingo (14)
Ao todo, são 70 vagas disponíveis. - Foto: Divulgação/Lissandra Sucena

O projeto FICCAB - Festival Infantil de Capoeira e Cultura Afro-brasileira, realizado pelo Centro Cultural Sucena por meio do Prêmio Aniceto Matti, está com inscrições abertas para a oficina de confecção de berimbau. A oficina acontece no dia 14 de abril, a partir das 10h, no Parque do Ingá.

Para participar é necessário fazer inscrição através deste formulário online. Ao todo, são 70 vagas disponíveis. A classificação é livre, mas crianças e adolescentes menores de 18 anos precisam estar acompanhados de um responsável.

O berimbau é um instrumento musical de corda bastante conhecido no Brasil por ser um dos elementos centrais das rodas de capoeira, definindo os ritmos da roda. Na oficina também será possível conhecer sua história e sua importância. Os ministrantes da oficina são o Mestre Chuppim e o Contramestre Índio, que optaram por passar o conteúdo em uma carga horária de 6 horas.

Essa é a segunda edição deste projeto e teve início em fevereiro com aulas gratuitas de capoeira. O encerramento será em 15 de junho no Teatro Reviver Magó com a realização do festival em si, apresentando os resultados de todas as oficinas desenvolvidas ao longo do semestre.

Durante o festival também haverá oficinas de capoeira para o público infantil e para profissionais que trabalham ou desejam trabalhar com este público. Entre os convidados especiais para ministrar essas oficinas, estão Mestre Bamba e Mestra Valdira Barros, de São Luís, no Maranhão, Mestranda Iuna e professor Amendoim, de Maringá.

O objetivo do projeto é promover a cultura afro-brasileira para crianças e adolescentes, por meio da capoeira e das danças afro-brasileiras. A coordenação do projeto é do Mestre Chuppim.

2 Coelhos Comunicação e Cultura
Por Gabrielle Nascimento