ESPORTE E LAZER

Prefeitura de Maringá divulga cronograma da Prova Rústica Tiradentes 2024

Confira data, categorias disponíveis, prazo de inscrições e como retirar os kits.

Prefeitura de Maringá divulga cronograma da Prova Rústica Tiradentes 2024
No total, serão disponibilizadas 6 mil vagas para a prova, que chega à 47ª edição neste ano. - Foto: Divulgação/PMM

A Prefeitura de Maringá iniciará as comemorações dos 77 anos da cidade em 1º de maio com a Prova Rústica Tiradentes 2024. A tradicional corrida será a partir das 8h, com largada na Avenida São Paulo (pista de fora do Parque do Ingá), entre as ruas Doutor Arion Ribeiro de Campos e Felipe Camarão.

No total, serão disponibilizadas 6 mil vagas para a prova, que chega à 47ª edição neste ano. As inscrições do primeiro lote (categorias de crianças e adolescentes) começam na terça-feira (9), às 14h, com 800 vagas. Na sexta-feira (12), às 14h, o município abre as inscrições do 2º lote para a prova principal, que tem percurso de 10 km e contará com 5.200 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas pelo site da Prefeitura.

O secretário de Esporte e Lazer, Robson Xavier, explica que o trajeto da prova principal será o mesmo dos anos anteriores, apenas com alterações na localização da largada e chegada, que neste ano serão no Parque do Ingá. Ele lembra que também foram criados novos percursos para crianças e adolescentes.

“A Prova Tiradentes é um dos eventos esportivos mais tradicionais da nossa cidade e que neste ano entra para as celebrações do aniversário de Maringá. Vamos reunir corredores de diversos estados brasileiros para uma emocionante celebração do esporte e de Maringá”, disse.

A Prova Rústica Tiradentes é homologada pela Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e faz parte do calendário nacional desde 1997. Criada pela Polícia Militar, a prova foi disputada pela primeira vez em 1975 e, em 1990, passou a ser realizada pela Prefeitura de Maringá. No ano passado, a corrida reuniu 6 mil atletas de 210 cidades de 10 estados brasileiros

Trajetos disponíveis

A prova principal tem percurso de 10 km, com largada às 8h na pista de fora do Parque do Ingá. A prova das crianças e adolescentes será a partir das 10h, com largada no mesmo local, mas percursos novos de acordo com a metragem de cada categoria. A largada iniciará pela categoria sub-11, seguido da sub-14, sub-16 e sub-18 (largadas da sub-16 e sub-18 serão juntas).

Confira as categorias da Prova Rústica Tiradentes:

Crianças e adolescentes

  • Sub-11 com percurso de 850 metros;
  • Sub-14 com percurso de 1,5 km;
  • Sub-16 e 18 com percurso de 4 km.

Adulto

A partir do sub-20 (sub-25, sub-30, sub-35, sub-40, sub-45, sub-50, sub-55, sub-60, sub 65, 70 +, Atletas de Maringá, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Servidores Públicos Municipais e público em geral) percorrem 10 km.

Retirada dos kits

A retirada do chip será no Ginásio Chico Neto nos dias 28 de abril, das 13h às 20h; 29 de abril, das 10h às 20h; e 30 de abril, das 9h às 18h. Na retirada do chip, os participantes das categorias deverão doar um quilo de alimento ou 1 kg de ração para cães ou gatos.

Os alimentos arrecadados serão encaminhados pelo Provopar para entidades assistenciais. A ração será encaminhada para protetores de animais.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento