RODOVIAS

Buzinaço e filas de 13 km: pedágio do PR registra transtornos no feriadão de Páscoa

Este é o primeiro feriado após retorno da cobrança de pedágio em nove praças do estado.

Buzinaço e filas de 13 km: pedágio do PR registra transtornos no feriadão de Páscoa
A Via Araucária informou que os congestionamentos ocorreram devido ao alto fluxo de veículos e também por conta de um caminhão com pane mecânica, no km 1122. - Foto: Divulgação/RIC

O feriado de Páscoa foi marcado por longas filas e congestionamento na praça de pedágio de São Luiz do Purunã, região metropolitana de Curitiba. O alto fluxo de veículos resultou em filas de 13 km, causando transtornos aos motoristas que pretendiam pegar a BR-277 sentido Litoral.

Este é o primeiro feriado após o retorno da cobrança de pedágio em nove praças do estado, após mais de dois anos de suspensão. A situação levou a concessionária Via Araucária, responsável pelo trecho, a adotar medidas para reduzir as filas, incluindo a abertura temporária das cancelas.

Essa medida pode e deve ser adotada, de acordo com a regulamentação, quando as filas ultrapassam 200 metros em dia normais e 400 metros em horários de pico, finais de semana e feriados. Além disso, o trânsito precisa estar completamente parado por mais de 15 minutos.

Apesar da abertura, o congestionamento persistiu no local. Segundo o aplicativo Waze, uma distância de aproximadamente 2 quilômetros estava estimada em quase uma hora no trecho. A concessionária esclareceu que todas as cabines de pedágio e pistas automáticas estavam em funcionamento e que colaboradores realizaram a cobrança antecipada nas filas para agilizar a passagem pelo pedágio.

A Via Araucária informou que os congestionamentos ocorreram devido ao alto fluxo de veículos e também por conta de um caminhão com pane mecânica, no km 1122. As cancelas ficaram temporariamente abertas em ambos os sentidos, com o objetivo de dar vazão ao tráfego.

Na manhã desta segunda-feira (1), com o trecho ainda congestionado, motoristas realizaram um buzinaço em protesto.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento