GASTRONOMIA

Sorvete ou gelato: entenda a diferença entre as sobremesas refrescantes

Maringá possui variedade de estabelecimentos especializados nas duas receitas. Confira as principais.

Sorvete ou gelato: entenda a diferença entre as sobremesas refrescantes
As principais diferenças entre as sobremesas geladas se dão desde sua origem, mas os italianos são fundamentais na criação das duas. - Foto: Ilustrativo/TOPVIEW

O sorvete e o gelato são duas receitas refrescantes que conquistam paladares ao redor do mundo. Apesar de serem semelhantes, eles possuem diferenças sutis em suas composições que fazem toda a diferença na degustação. O sorvete é uma sobremesa universal, enquanto o gelato pode ser considerado uma obra-prima italiana.

As principais diferenças entre as sobremesas geladas se dão desde sua origem, mas os italianos são fundamentais na criação das duas. O sorvete, que surgiu na antiga China a partir de misturas de neve, mel e frutas, chegou à Europa no século XVII e, na mão dos italianos, foi aprimorado com leite, creme, açúcar e estabilizantes, dando origem à receita que conquista paladares até os dias de hoje. O nome deriva do italiano “sorbetto”, que significa “refrescante”.

Já o gelato teve sua origem na Itália. Durante o Renascimento Italiano, os mestres gelateiros do país aprimoraram uma antiga receita romana, que misturava neve com suco de frutas, deixando a sobremesa mais cremosa e saborosa com uso de gemas de ovo e um pouco de creme. O resultado é uma textura mais densa e sedosa com sabores mais fortes.

Com o decorrer das décadas, muitos sabores foram criados para ambas as receitas. No entanto, enquanto os sorvetes oferecem uma variedade infinita com aromas artificiais, o gelato destaca sabores mais naturais como pistache, chocolate, limão e outros.

A seguir, confira as principais sorveterias e gelaterias de Maringá para provar essas delícias refrescantes.

Gela Boca

Com diversas unidades em Maringá, o Gela Boca é uma das mais tradicionais sorveterias da cidade. Picolés, tortas geladas, sorvetes de pote e outras receitas geladas são algumas das opções disponíveis nos estabelecimentos. A matriz, localizada na Avenida Mandacaru, 695, funciona diariamente das 8h30 às 23h30, exceto aos sábados, que possui horário ampliado até 00h.

Chiquinho Sorvetes

Especializado em sorvetes de casquinha, shakes e sundaes, o Chiquinho Sorvetes de Maringá fica localizado na Avenida Herval, 577. O horário de funcionamento é das 11h às 22h de segunda a sábado e aos domingos das 13h às 22h.

Espucreme

A sorveteria Espucreme, localizada na Avenida XV de Novembro, 278, funciona diariamente das 11h às 22h, exceto aos sábados e domingos, dias que funcionam 23h.

Gelato Borelli

Com opções de gelato naturais e sem conservantes, a Gelato Borelli, localizada na Avenida São Paulo, 1686, tem horário de funcionamento de segunda a sábado das 10h às 22h e aos domingos das 12h às 22h.

Très Riche

Uma das gelaterias mais tradicionais de Maringá, a Très Riche fica localizada na Avenida Presidente Juscelino K. de Oliveira, 1187, com horário de funcionamento das 11h às 23h de terça a sábado e, aos domingos, das 11h às 19h.

Flor do Ingá

Localizado em frente ao Parque do Ingá (Avenida São Paulo, 1404), a gelateria Flor do Ingá atende diariamente das 13h às 22h30 com comercialização de gelatos artesanais sem corantes ou conservantes em sua receita.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento