CULTURA

Prédio do antigo aeroporto de Maringá será transformado em museu de história e arte

Local será revitalizado para receber mais de 12 mil itens e obras do acervo municipal.

Prédio do antigo aeroporto de Maringá será transformado em museu de história e arte
Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) será responsável pelo processo de revitalização da estrutura abandonada desde 1998. - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Maringá avança no projeto de transformar o prédio do antigo aeroporto da cidade, localizado na Avenida Gastão Vidigal, em um museu municipal. O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) será responsável pelo processo de revitalização da estrutura, que deve receber e expor cerca de 12 mil itens do acervo do município.

Para isso, foi aberto um edital para selecionar o melhor projeto arquitetônico para o espaço. A contratação do IAB, no valor de R$ 174 mil, foi realizada por dispensa de licitação, com a homologação publicada no Diário Oficial do Município desta quarta-feira (13).

A motivação em transformar o local, abandonado desde 1998, em um museu, parte da necessidade em alocar de forma ideal os itens artísticos e históricos de Maringá. Conforme justificativa da administração municipal, o atual local do acervo "não é adequado e não oferece condições corretas e eficientes para abrigar as peças expostas”.

Entre os itens que serão expostos no novo museu estão quadros pintados por artistas locais até materiais que remontam ao passado da cidade, como recortes de jornais, livros, revistas e fitas cassetes com entrevistas de pioneiros.

Mais informações serão divulgadas em breve.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento