SEGURANÇA

Paraná registra queda de 9,2% no número de assassinatos, aponta Monitor da Violência

Estado é o 8º no ranking nacional com mais casos de homicídio, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte. Confira os dados completos.

Paraná registra queda de 9,2% no número de assassinatos, aponta Monitor da Violência
Em 2023, o número total de mortes no Brasil foi de 39.492, 4% a menos que o registrado no ano anterior à pesquisa. - Foto: Reprodução/Poder 360

Em 2023, 1.922 pessoas foram vítimas de assassinato no Paraná. O número é 9,2% menor que o registrado em 2022, quando o estado teve 2.116 mortes violentas. Os números consideram o acumulado de homicídios dolosos, latrocínio (roubo seguido de morte) e lesão corporal seguida de morte.

Os dados foram revelados nesta terça-feira (12) pelo Monitor da Violência, projeto do G1, em parceria com o Núcleo de Estudos da Violência da USP e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, que observam mês a mês os registros de mortes violentas em todos os estados desde 2017.

Na lista dos 26 estados mais o Distrito Federal, o Paraná aparece em 8º lugar no acumulado de número de mortes violentas. Foram 16,8 assassinatos a cada 100 mil habitantes. Conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o estado é o quinto mais populoso do país, com 11,4 milhões de habitantes.

Entre os três estados do Sul do país, o Paraná, que também é o estado mais populoso do grupo, foi o que registrou a maior diminuição de crimes violentos. Ao mesmo tempo, também foi dos três o que mais registrou homicídios, latrocínios e lesões corporais seguidas de morte.

Em 2023, o número total de mortes no Brasil foi de 39.492, 4% a menos que o registrado no ano anterior à pesquisa. A taxa de morte foi de 19,4 a cada 100 mil habitantes.

G1 Paraná
Por Gabrielle Nascimento