POLICIAL

Ginecologista de Maringá é preso por suspeita de abuso sexual contra pacientes

Investigações da Polícia Civil apontam que, até o momento, foram identificadas oito vítimas. Este é o segundo caso de abusos envolvendo ginecologistas da cidade.

Ginecologista de Maringá é preso por suspeita de abuso sexual contra pacientes
Os abusos aconteceram em anos diferentes, em 2011, 2015, 2019, 2022 e 2023. - Foto: Ilustrativo

O ginecologista Hilton José Pereira Cardim foi preso nesta segunda-feira (11), em Maringá, suspeito de abusar sexualmente de mulheres que eram suas pacientes. Segundo a delegada Paloma Batista, responsável pelo caso, até o momento oito vítimas foram identificadas.

A delegada afirmou que os crimes aconteceram dentro do consultório do profissional, segundo as denúncias recebidas. Em nota, a defesa de Hilton afirmou que não teve acesso ao processo que corre em sigilo, disse ainda que o seu cliente nega os crimes praticados e que a prisão "não possui requisitos legais".

Cardim está preso preventivamente. Em depoimento, ele negou as acusações e disse que não ficava sozinho com as pacientes durante as consultas. De acordo com a delegada, a versão é diferente do que foi contado pelas vítimas à polícia.

"Elas relatam que iam até esse médico acompanhadas do marido ou do namorado. Assim que pegavam uma certa confiança nele, passavam a ir sozinhas. Nessa consulta que iam sem os acompanhantes, as vítimas afirmam que o médico dizia que precisava examiná-las. Ele se posicionava atrás e friccionava o órgão genital. Todas afirmam que ouviam uma respiração ofegante dele", disse.

Os abusos aconteceram em anos diferentes, em 2011, 2015, 2019, 2022 e 2023. Acredita-se que há mais vítimas e a Polícia Civil tem 10 dias para concluir o inquérito.

Segundo caso em menos de dois anos

Em 2023, outro médico ginecologista de Maringá foi acusado de abuso sexual por pacientes durante os atendimentos. O suspeito é investigado e, em fevereiro, foi alvo de busca e apreensão de itens em sua casa e consultório médico.

Segundo o delegado Dimitri Tostes, responsável pelo caso, as vítimas denunciaram o caso após perceberam movimentações estranhas durante as consultas. Ao todo, quatro pacientes, atendidas entre 2012 e 2023, prestaram depoimento relatando os abusos. "Duas delas relatam que ele [suspeito] chegou em ereção durante o comportamento de encostar na vítima. Uma vítima disse que retornou e o médico repetiu o comportamento na nova consulta", explicou.

A polícia orienta para que outras mulheres atendidas pelos médicos procurem a Delegacia da Mulher para prestar novos depoimentos. A unidade de Maringá fica localizada na Rua Julio Meneguetti, 195 – Jd. Novo Horizonte. É possível entrar em contato pelo telefone (44) 3220-2500 ou e-mail dpmulhermaringa@pc.pr.gov.br.

Maringa.Com, com informações do G1.
Por Gabrielle Nascimento