CINEMA

Saiba onde assistir aos indicados ao Oscar 2024

Algumas produções estão em cartaz nos cinemas de Maringá, enquanto outras já podem ser assistidas em plataformas de streaming.

Saiba onde assistir aos indicados ao Oscar 2024
'Oppenheimer', 'Assassinos da Lua das Flores' e 'Pobres Criaturas' estão entre os filmes indicados em mais categorias. - Foto: Divulgação/Universal Studios/Paramount Pictures/Searchlight Pictures

A cerimônia de premiação do Oscar 2024 será realizada no dia 10 de março e o Maringá.Com preparou uma lista para quem gosta de maratonar todas as produções indicadas.

Alguns filmes, como ‘Pobres Criaturas’ e ‘Vidas Passadas’, estão em cartaz nos cinemas de Maringá, enquanto outros, como ‘Oppenheimer’ e ‘Assassinos da Lua das Flores’, podem ser alugados ou conferidos em plataformas de streaming.

Confira onde assistir aos indicados deste ano

  • Indicados a Melhor Filme

‘Assassinos da Lua das Flores’ (Apple TV+)
Indicado a Melhor Filme, Melhor Direção (Martin Scorsese), Melhor Atriz (Lily Gladstone), Melhor Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Melhor Figurino, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Montagem, Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Canção Original (‘Wahzhazhe (A Song For My People)’)

Quando petróleo é descoberto em suas terras, nos anos 20, em Oklahoma, membros do povo Osage começam a ser assassinados e a investigação dessas mortes se torna uma das primeiras realizadas pelo FBI.

‘Barbie’ (Max)
Indicado a Melhor Filme, Melhor Ator Coadjuvante (Ryan Gosling), Melhor Atriz Coadjuvante (America Ferrera), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino, Melhor Design de Produção e Melhor Canção Original (‘I’m Just Ken’ e ‘What Was I Made For’)

Na Barbielândia, criada pela diretora e roteirista Greta Gerwig, Barbies e Kens vivem em um mundo perfeito, colorido e dominado pelas bonecas. Porém, quando Barbie (Margot Robbie) e Ken (Ryan Gosling) têm a chance de visitar o mundo real, eles descobrem que a vida entre os humanos não é tão cor de rosa.

‘Ficção Americana’ (Prime Video)
Indicado a Melhor Filme, Melhor Ator (Jeffrey Wright), Melhor Ator Coadjuvante (Sterling K. Brown), Melhor Roteiro Adaptado a Melhor Trilha Sonora Original

A carreira do professor e escritor Monk (Jeffrey Wright) está estagnada porque seus livros não são considerados “negros o suficiente". Em uma crítica sobre a hipocrisia e obsessão da indústria literária com histórias que reduzem negros a estereótipos ofensivos, ele decide escrever uma sátira sob um pseudônimo, que acaba se tornando um grande sucesso.

‘Maestro’ (Netflix)
Indicado a Melhor Filme, Melhor Ator (Bradley Cooper), Melhor Atriz (Carey Mulligan), Melhor Roteiro Original, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Fotografia e Melhor Som

Dirigido, escrito e estrelado por Bradley Cooper, ‘Maestro’ acompanha a vida e o casamento de um dos maiores condutores da música americana, Leonard Bernstein, e sua esposa, Felicia Montealegre.

‘Oppenheimer’ (disponível para alugar no YouTube, Apple TV, Google Play Filmes e Prime Video)
Indicado a Melhor Filme, Melhor Direção (Christopher Nolan), Melhor Ator (Cillian Murphy), Melhor Ator Coadjuvante (Robert Downey Jr.), Melhor Atriz Coadjuvante (Emily Blunt), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino, Melhor Maquiagem e Cabelo, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Som, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora Original

A produção mais indicada do Oscar 2024 mostra a história do físico americano J. Robert Oppenheimer e seu papel no desenvolvimento da bomba atômica, usada durante a Segunda Guerra Mundial.

‘Pobres Criaturas’ (em cartaz)
Indicado a Melhor Filme, Melhor Direção (Yorgos Lanthimos), Melhor Atriz (Emma Stone), Melhor Ator Coadjuvante (Mark Ruffalo), Melhor Roteiro Adaptado, Melhor Figurino, Melhor Cabelo e Maquiagem, Melhor Fotografia, Melhor Design de Produção, Melhor Montagem e Melhor Trilha Sonora Original

Em uma história que mistura comédia absurda e reflexão sobre a liberdade feminina, Bella Baxter (Emma Stone) foi trazida de volta à vida pelo cientista Godwin Baxter (Willem Dafoe) e, acompanhada por Duncan Wedderburn, embarca em uma aventura repleta de descobertas.

‘Vidas Passadas’ (em cartaz)
Indicado a Melhor Filme e Melhor Roteiro Original

Nora (Greta Lee) deixou a Coreia do Sul, e o amor de sua infância, aos 12 anos. Mais de duas décadas depois, ela e Hae Sung (Teo Yoo) se reúnem em Nova York e confrontam o destino e as escolhas que fizeram em suas vidas.

  • Indicados a outras categorias

‘Nyad’ (Netflix)
Indicado a Melhor Atriz (Annette Bening) e Melhor Atriz Coadjuvante (Jodie Foster)

Baseado em uma história real, a atleta Diana Nyad (Annette Bening) tenta realizar, aos 60 anos, o sonho de uma vida: nadar os mais de 160 quilômetros que separam Cuba do estado da Flórida, nos Estados Unidos.

‘Rustin’ (Netflix)
Indicado a Melhor Ator (Colman Domingo)

O ativista Bayard Rustin (Colman Domingo), em meio à homofobia e ao racismo, orquestra a marcha de Washington, em 1963, um dos momentos mais emblemáticos do movimento dos Direitos Civis.

‘A Sociedade da Neve’ (Netflix)
Indicado a Melhor Filme Internacional

A produção espanhola é baseada na história real dos sobreviventes da queda de um avião da Força Aérea Uruguaia, em 1972, que levava um time de rugby até o Chile e caiu na parte argentina da Cordilheira dos Andes.

‘Eu, Capitão’ (em cartaz)
Indicado a Melhor Filme Internacional

Dois jovens senegaleses deixam seu país para realizarem o sonho de serem músicos na Europa. No caminho, eles enfrentam os perigos do deserto, os horrores de uma prisão na Líbia e as ameaças do mar.

‘Bobi Wine: The People’s President’ (Star+)
Indicado a Melhor Documentário

Documentário que acompanha o músico Bobi Wine e sua ascensão de estrela pop a líder da oposição à ditadura violenta de Uganda.

‘A Memória Eterna’ (Paramount+)
Indicado a Melhor Documentário

O casal chileno Augusto e Paulina estão juntos há 25 anos. Há oito, ele foi diagnosticado com Alzheimer e ambos temem o dia em que ele não se lembrará mais dela.

‘The ABCs of Book Banning’ (Paramount+)
Indicado a Melhor Documentário em Curta-Metragem

Nos últimos anos, cerca de 2,5 mil livros foram banidos de escolas dos Estados Unidos, especialmente os que apresentam temas considerados sensíveis por conservadores, como livros com temáticas LGBTQIAP+, empoderamento feminino e histórias de pessoas negras. Neste curta, as pessoas afetadas por esse problema ganham voz.

‘The Barber of Little Rock’ (YouTube)
Indicado a Melhor Documentário em Curta-Metragem

Este documentário em curta-metragem acompanha o People Trust, um banco comunitário criado no Arkansas que tem como objetivo lutar por uma economia mais justa.

‘Island in Between’ (YouTube)
Indicado a Melhor Documentário em Curta-Metragem

A ilha de Kinmen, em Taiwan, fica a apenas três quilômetros de distância da fronteira com a China e este documentário mostra a paz apreensiva que perdura neste quase ponto de intersecção entre dois países tensionados.

‘A Última Loja de Consertos’ (Disney+)
Indicado a Melhor Documentário em Curta-Metragem

Los Angeles é uma das últimas cidades americanas que fornece instrumentos musicais gratuitos e reparados sem custos aos alunos do ensino público, num serviço contínuo desde 1959. Este documentário mostra um armazém no centro da cidade onde são mantidos mais de 80 mil instrumentos de aprendizagem em bom estado.

‘O Conde’ (Netflix)
Indicado a Melhor Fotografia

Nesta sátira, dirigida por Pablo Larraín (‘Jackie’), o ditador chileno Augusto Pinochet é um vampiro, com mais de duzentos anos, que está pronto para morrer, mas os abutres que o rodeiam não o deixaram em paz até conseguir uma última mordida.

‘Flamin' Hot’ (Star+)
Indicado a Melhor Canção Original

Baseado na história real do zelador que se tornou o criador da versão picante de Cheetos, o filme, dirigido por Eva Longoria, concorre ao Oscar com a canção ‘The Fire Inside’, composta por Diane Warren, que está em sua 15ª indicação na categoria.

‘American Symphony’ (Netflix)
Indicado a Melhor Canção Original

O documentário, que mostra o músico Jon Batiste compondo uma sinfonia enquanto a esposa luta contra o câncer, concorre com a música ‘It Never Went Away’, escrita por Batiste e Dan Wilson.

‘Elementos’ (Disney+)
Indicado a Melhor Animação

Em uma cidade onde moradores de fogo, água, ar e terra vivem juntos, uma jovem impetuosa e um homem tranquilo estão prestes a descobrir algo elementar: o quanto têm em comum.

‘Homem-Aranha: Através do Aranhaverso’ (Max)
Indicado a Melhor Animação

Depois de se reunir com Gwen Stacy, Homem-Aranha é jogado no multiverso. Lá, o super-herói encontra uma numerosa equipe encarregada de proteger sua própria existência.

‘Nimona’ (Netflix)
Indicado a Melhor Animação

Acusado de um crime trágico, um cavaleiro pede ajuda a uma adolescente para conseguir provar sua inocência.

‘O Menino e a Garça’ (em cartaz)
Indicado a Melhor Animação

Mahito, um adolescente convivendo com o luto pela perda da mãe durante os anos da Segunda Guerra Mundial, tenta se ajustar a uma nova realidade, no interior do Japão, quando uma garça falante revela que sua mãe está viva. Para encontrá-la, o menino precisa entrar em uma torre no meio da floresta, onde um mundo mágico aguarda por ele.

‘Guardiões da Galáxia Vol. 3’ (Disney)
Indicado a Melhores Efeitos Visuais

O grupo de heróis se instala em Knowhere e suas vidas passam a ser abaladas pelos ecos do passado agitado de Rocket (Bradley Cooper). Peter Quill (Chris Pratt) tem de juntar a sua equipa numa missão perigosa para salvar o amigo, e o insucesso poderá levar ao fim dos Guardiões.

‘Missão Impossível - Acerto de Contas’ (Paramount+)
Indicado a Melhores Efeitos Visuais

Ethan Hunt e sua equipe devem rastrear uma nova arma que pode ameaçar toda a humanidade se cair em mãos erradas. Com o destino do mundo em jogo, se inicia uma corrida mortal ao redor do globo.

‘Resistência’ (Star+)
Indicado a Melhores Efeitos Visuais

Em um futuro de guerra entre humanos e inteligência artificial, um ex-agente das forças especiais é recrutado para matar o Criador, um arquiteto de IA avançada que desenvolveu uma arma misteriosa capaz de acabar com a guerra e a própria humanidade.

‘Golda’ (Prime Video)
Indicado a Melhor Cabelo e Maquiagem

Ambientado durante o período tenso da Guerra de Yom Kippur, em 1973, a cinebiografia mostra os desafios enfrentados por Golda (Helen Mirren), primeira-ministra israelense, e também as decisões tomadas por ela, que decidiram o destino da nação e sedimentaram uma reputação controversa.

‘Indiana Jones e a Relíquia do Destino’ (Disney+)
Indicado a Melhor Trilha Sonora

Na história, que se passa nos anos 60, Indy (Harrison Ford) está prestes a se aposentar quando sua afilhada, Helena (Phoebe Waller-Bridge), pede ajuda para garantir que um artefato ancestral poderoso não caia nas mãos erradas.

‘E Depois?’ (Netflix)
Indicado Melhor Curta-Metragem

Neste curta-metragem, um ano depois de testemunhar um crime violento, o encontro com uma passageira obriga um motorista a encarar sua jornada de dor.

‘A Incrível História de Henry Sugar’ (Netflix)
Indicado Melhor Curta-Metragem

Wes Anderson dirige esta adaptação do conto de Roald Dahl sobre um homem rico determinado a dominar uma técnica extraordinária para trapacear no jogo.

‘Red, White & Blue’ (disponível para aluguel no Vimeo)
Indicado Melhor Curta-Metragem

Uma jovem mãe, que mora no Arkansas, precisa sair do seu estado em busca de um aborto urgente.

‘95 Senses’ (Documentary+)
Indicado a Melhor Curta-Metragem em Animação

Uma ode aos cinco sentidos do corpo humano, explicados por um homem que tem pouco tempo para apreciá-los.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa