Maringá tem um dos melhores índices de tratamento de esgoto do Paraná
Dados são do Censo 2022, divulgados pelo IBGE.
Maringá é a quinta cidade com melhor índice de tratamento de esgoto no Paraná, mostram dados do Censo 2022, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta sexta-feira (23).
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
De acordo com os dados do IBGE, 97,5% das residências da cidade tem tratamento de esgoto adequado. Além de Maringá, Pinhais (99,1%), Jussara (99%), Curitiba (98,6%) e Perobal (98,1%) são os municípios paranaenses com maior cobertura de tratamento de esgoto.
Além disso, o abastecimento e canalização de água chega a 100% da população maringaense. A taxa da coleta de lixo é de 99,7%.
A pesquisa também mostra que, no Brasil, 75,7% dos brasileiros possuem acesso a sistema de esgotamento sanitário adequado, ligado à rede coletora ou à fossa séptica, um avanço desde o Censo de 2000, quando o número de habitantes com acesso ao sistema de esgoto adequado somavam 59,2%. Na pesquisa de 2010, eram 64,5%. Cerca de 49 milhões de pessoas não têm tratamento de esgoto adequado e 4,8 milhões de habitantes vivem sem água encanada.
De acordo com o Plano Nacional de Saneamento Básico, as duas modalidades são consideradas adequadas.
“Isso é [calculado com base em] toda a população nacional, o que inclui a população em área rural. O censo ainda não divulgou a situação do domicílio, se ele se localiza em área rural ou urbana, mas a gente sabe que a rede geral não é extensível à área rural, então esse é um dos motivos pelos quais o Plano Nacional de Saneamento considera adequadas outras soluções como a fossa séptica”, explica o pesquisador do IBGE Bruno Perez.