SAÚDE

Hemocentro de Maringá atinge maior número de doações dos últimos 10 anos

Janeiro de 2023 teve mais de 1.200 doações de sangue, superando média histórica do mês. Saiba como doar.

Hemocentro de Maringá atinge maior número de doações dos últimos 10 anos
Nos 12 meses de 2023, o Hemocentro de Maringá coletou aproximadamente 12 mil bolsas de sangue. - Foto: Divulgação UEM

O Hemocentro da Universidade Estadual de Maringá (UEM), serviço de hemoterapia do Hospital Universitário Regional de Maringá (HUM), coletou 1.230 bolsas de sangue no primeiro mês de 2024, alcançando o maior número de doações dos últimos 10 anos neste período. A média histórica de doações em janeiro era inferior a mil.

De acordo com o diretor do Hemocentro, Gerson Zanusso Junior, o número expressivo foi alcançado graças a uma combinação de fatores como o serviço desempenhado pelo setor de Captação de Doadores com campanhas de divulgação e promoção à doação; ao maior alcance das redes sociais institucionais, além de matérias televisivas ocorridas no final do ano alertando a população sobre a necessidade doar em períodos de férias e épocas festivas.

Doações de sangue em 2023

Nos 12 meses de 2023, o Hemocentro de Maringá coletou aproximadamente 12 mil bolsas de sangue, contando com mais de 14.200 candidatos à doação. Além disso, a instituição também contribuiu para o abastecimento de sangue no Paraná, enviando 8.841 bolsas de hemocomponentes para a Rede Hemepar, que atua em todas as regiões do Estado.

A unidade também atendeu as mais de 6,5 mil transfusões referentes às solicitações das unidades conveniadas nos municípios que compõem a 15ª Regional de Saúde e abasteceu a Agência Transfusional da cidade de Colorado com o envio de 720 bolsas.

Quem pode doar e como doar

Para doar sangue é preciso ter entre 18 e 69 anos completos (desde que a primeira doação tenha sido realizada até os 60 anos), estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg, estar descansado e alimentado, além de apresentar um documento original com foto.

Menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. O Hemocentro de Maringá fica na Av. Mandacaru, 1600, ao lado do Hospital Universitário. É possível agendar horários para fazer a doação pelo site da unidade ou pelo WhatsApp (44) 3011-9151.

Universidade Estadual de Maringá
Por Gabrielle Nascimento