GERAL

Colégio Agrícola forma primeira turma

Foi realizada na noite do dia (20) a solenidade de colação de grau da primeira turma do curso Técnico Agropecuário Integrado ao Ensino Médio, oferecido pelo Centro de Educação Agrícola do Noroeste, no Câmpus Regional de Diamante do Norte.

Colaram grau 82 alunos.

A cerimônia reuniu cerca de 1.200 pessoas no Ginásio de Esportes do Município.

Criado em 1990, na primeira gestão do governador Roberto Requião e do reitor Décio Sperandio, o Colégio Agrícola do Noroeste foi fechado em 1998 e reativado em 2004, no segundo mandato de Requião.

Durante a solenidade, o vice-reitor, Mário Azevedo, destacou a importância da gratuidade do ensino e da manutenção e ampliação dos cursos técnicos.

O colégio oferece ensino médio profissionalizante a cerca de 250 alunos, a maioria filhos de pequenos agricultores da região.

O vice-governador, Orlando Pessutti, lembrou que existem 60 mil alunos em cursos profissionalizantes no Paraná e que a retomada das formaturas em Diamante do Norte é gratificante.

Ao final de seu discurso, Pessuti protagonizou um momento de emoção ao quebrar o protocolo e acompanhar os músicos Tijolo e Enéas, da Diretoria de Cultura da Universidade, na canção Marcas do que Ficou, gravada pelos Incríveis, no final dos anos 60.

Afinado, o vice-governador acabou contagiando todo o ginásio, formando um grande coro.

Participaram, ainda, da solenidade, a chefe do Departamento de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Paraná, Sandra Regina de Oliveira Garcia; a chefe do Núcleo Regional de Educação de Loanda, Siloé de Lourdes Costa; a diretora do Câmpus, Alciony Andréia da Cunha; o diretor do Colégio, Francisco Carlos Garcia; o assessor de Apoio às Atividades de Ensino Pesquisa, Extensão e Administrativas dos Câmpus, Raimundo Pinheiro Neto; 11 prefeitos da região; professores e servidores técnico-administrativos.