FIM DE ANO

Natal Ingá: grupo apresenta Folia de Reis na Catedral

Para dar continuidade a programação do “Natal Ingá 2006”, será realizada neste domingo (24) a partir das 16 horas, apresentação da Companhia de Reis no presépio de areia, montada na Catedral Basílica Menor Nossa Senhora da Glória.

O grupo é composto por 12 personagens, que trajam roupas bastante coloridas, mestre, contra-mestre, três reis magos, palhaços e foliões que reproduzem músicas folclóricas da festa de folia de reis.

O fundador da Companhia de Reis, Paulo Idio Rosa, explica que essa é uma das tradições brasileiras que devem ser preservadas.

“O grupo existe há mais de 35 anos.

Até o dia 6 de janeiro iremos percorrer os bairros, visitando as casas, cantando os versos que falam sobre a visita dos três reis magos ao Menino Jesus, no dia de seu nascimento”.

O “Natal Ingá” é uma campanha organizada pela sociedade maringaense com apoio da Prefeitura do Município de Maringá.

A Folia de Reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII.

Em Portugal, teve início no século XVII, que tinha como principal finalidade divertir o povo, enquanto no Brasil teve um caráter mais re­ligioso.

No dia 24 de dezembro, véspera de Natal, a 6 de janeiro, Dia de Reis, um gru­po de cantadores e instrumentistas percorre a cidade entoando versos relativos à visita dos reis magos ao Menino Jesus.

O grupo passa de casa em casa em busca de oferendas.

Os instrumentos utilizados são: viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo, pandeiro e outros, sempre acompanhados por canções.

Durante a caminhada é carregada a "bandeira" do grupo, um estandarte de madeira enfeitado com motivos religiosos.

O ponto alto da festa se dá quando dois grupos se encontram.

Juntos, eles caminham em direção ao presépio da festa, o ponto final da caminhada.