TEMPO

Chuva: equipes recolhem galhos e árvores caídos

Desde a madrugada de terça-feira (19), as equipes da Secretaria dos Serviços Públicos e da Copel estão trabalhando para recuperar os estragos causados pela chuva e ventos dos últimos dias.

Duas árvores caíram sobre residências, duas sobre rede elétricas e vários galhos caíram em ruas e avenidas da cidade.

A primeira residência afetada pela chuva na madrugada desta quinta-feira (21), está localizada na rua José Guiomar, 664, no Parque das Grevíleas e teve parte da cobertura destelhada.

A segunda residência que fica na rua Alan Kardec, 561, do Parque Avenida, teve parte da grade amassada pela árvore.

De acordo com o gerente de conservação dos Serviços Públicos, Claudemir Celestino, os moradores que virem estragos na cidade devem ligar para o número 156 e solicitar a retirada das árvores ou galhos.

“Assim que as equipes são avisadas, a limpeza é realizada”, diz Celestino, acrescentando que “por causa da chuva as árvores estão encharcadas e ainda podem cair esta semana.”

Segundo a Estação Cimatológica da Universidade Estadual de Maringá - UEM, a previsão para os próximos três dias é de pancadas de chuva com trovoadas.

Na última terça-feira (19), a velocidade dos ventos atingiu cerca de 79 quilômetros por hora.

Diante das condições do tempo, o secretário municipal dos Serviços Públicos, Diniz Afonso, recomenda aos maringaenses para que mantenham sempre limpas as calhas, rufos, ralos e outros componentes que possam obstruir a passagem da água da chuva e causar infiltrações e até inundações em residências e estabelecimentos comerciais.

Diniz também orienta os condutores de motos, automóveis e caminhões para que evitem o estacionamento debaixo de árvores, nas proximidades de córregos e baixadas e o tráfego durante a chuva.

“Se tiverem que se movimentar, que o façam de faróis ligados e com muito cuidado”, alerta.

Informações na Secretaria dos Serviços Públicos pelo telefone 3261-5511.