GERAL

Veja o passo a passo de como imprimir 2ª via do título de eleitor em casa

Eleitores podem emitir nova via pelo site do TSE de forma gratuita.

Veja o passo a passo de como imprimir 2ª via do título de eleitor em casa
A Justiça Eleitoral orienta que a segunda via do título pode ser emitida até dez dias antes do primeiro turno das eleições. - Foto: Reprodução/Brasil de Fato

Os cidadãos brasileiros que necessitarem emitir a segunda via do título de eleitor, por motivos como perda, extravio ou inutilização, podem realizar esse procedimento de forma rápida e gratuita pela internet, sem sair de casa, graças aos serviços disponibilizados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Para emitir a segunda via, basta acessar o site do TSE e selecionar a opção "Autoatendimento Eleitoral", localizada no canto superior direito da tela. Em seguida, clique em "Título Eleitoral" e, posteriormente, em "Imprima seu título eleitoral". Preencha o formulário com os dados solicitados para concluir o processo. Além da opção de impressão, é possível baixar o arquivo em formato PDF para maior comodidade.

Outra alternativa é utilizar o aplicativo e-Título, disponível para as plataformas IOS e Android. Ao abrir o aplicativo, vá em "Mais Opções" na barra inferior à direita e, em seguida, clique em "Imprimir Título Eleitoral". Vale destacar que a versão eletrônica da segunda via conta com um QR Code, que serve para validar o documento.

É importante ressaltar que somente eleitores com a inscrição eleitoral regular ou suspensa podem utilizar o e-Título. A Justiça Eleitoral orienta que a segunda via do título pode ser emitida até dez dias antes do primeiro turno das eleições, que está marcado para 2 de outubro deste ano. No entanto, a primeira via do documento pode ser solicitada até o dia 8 de maio, último dia de funcionamento do cadastro eleitoral.

Essas iniciativas visam facilitar o acesso dos cidadãos aos seus títulos eleitorais, garantindo que estejam devidamente regularizados para participar do processo eleitoral. O TSE reforça a importância de manter os dados atualizados e respeitar os prazos estabelecidos para evitar contratempos no dia da votação.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento