EDUCAÇÃO

Unicesumar oferta mais de 6 mil vagas com bolsa integral pelo Prouni 2024

Inscrições podem ser feitas a partir do dia 29 de janeiro. Confira cursos disponíveis e como concorrer.

Unicesumar oferta mais de 6 mil vagas com bolsa integral pelo Prouni 2024
Para pleitear uma vaga no primeiro semestre do programa, os estudantes precisam ter tirado mais de 450 pontos no Exame e não ter zerado na redação. - Foto: Divulgação

A UniCesumar irá disponibilizar 6,4 mil vagas de graduação pelo Programa Universidade para Todos (ProUni) 2024, sendo 5.825 vagas para 26 cursos EAD em 731 polos espalhados pelo país, e 601 vagas para 31 cursos presenciais nos quatro campi da instituição (Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Corumbá). Todas as vagas serão contempladas com 100% de bolsa.

Os candidatos que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem usar suas notas para tentar uma vaga no ensino superior por meio do programa do Governo Federal. As inscrições podem ser feitas entre 29 de janeiro e 1º de fevereiro, pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior.

Para pleitear uma vaga no primeiro semestre do programa, os estudantes precisam ter tirado mais de 450 pontos no Exame e não ter zerado na redação. A lista completa dos cursos da UniCesumar está disponível no site www.unicesumar.edu.br/prouni/. Toda a documentação deverá ser entregue de 6 a 20 de fevereiro. No segundo semestre do ano, haverá um novo processo, com as mesmas exigências. Nesse período, o número de vagas, geralmente, é menor.

O Prouni é uma iniciativa do governo federal, criada em 2004, em que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50% do valor da mensalidade do curso), em cursos de graduação e sequenciais de formação específica, em faculdades privadas.

O público-alvo do programa é quem ainda não tem diploma de nível superior. Para bolsas integrais, o candidato pré-selecionado deve comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até 1,5 salário mínimo. Todos os estudantes que terminaram o ensino médio e fizeram as provas do Enem nos últimos dois anos podem se inscrever no ProUni, inclusive quem estudou em escola particular.

Como se inscrever

Para participar do Prouni 2024, após certificar-se que atende aos requisitos mínimos, os interessados devem acessar o portal oficial do programa e se inscrever dentro do prazo estabelecido. Acesse a conta no Login Único usando o CPF e a senha (mesma conta usada na inscrição do Enem). Complete os dados pessoais, garantindo a precisão das informações fornecidas.

Selecione duas opções desejadas de curso, instituição de ensino e modalidade de concorrência, seja ela ampla concorrência ou cotas. Essa escolha determinará as preferências e prioridades durante o processo de seleção.

Confira o cronograma completo:

  • 17/01: Publicação do edital
  • 19/01: Abertura para consulta da oferta de bolsas
  • 29/01: Início das inscrições
  • 01/02: Fim das inscrições
  • 06/02: Primeira chamada
  • 27/02: Segunda chamada
Unicesumar
Por Gabrielle Nascimento