INFRAESTRUTURA

Aeroporto de Maringá começa a operar com sistema anti cancelamentos de voos; entenda

Equipamento também permite pousos em dias de baixa visibilidade e com fortes nevoeiros.

Aeroporto de Maringá começa a operar com sistema anti cancelamentos de voos; entenda
A partir de agora Maringá faz parte de um seleto grupo de aeroportos com instrumentos de aproximação. - Foto: Divulgação

Na tarde desta terça-feira (16), o Aeroporto de Maringá começou a operar com o ILS, um novo sistema que permitirá pousos em situações de baixa visibilidade, como nevoeiros fortes. O equipamento, chamado de Instrument Landing System (ILS), foi adquirido com investimento da gestão municipal e faz parte do processo de modernização do aeroporto regional.

A partir de agora Maringá faz parte de um seleto grupo de aeroportos com instrumentos de aproximação. No Paraná, apenas Curitiba e Foz do Iguaçu contavam com equipamentos e, no Brasil, apenas 36 aeroportos possuíam o sistema de pouso.

O início da operação foi autorizado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), responsável pela regulação da aviação civil no Brasil. O superintendente do Aeroporto de Maringá, Fernando Rezende, explica que o ILS melhora a operacionalidade com orientações aos pilotos para aproximação da pista, o que ajudará a diminuir o cancelamento de voos.

“Além da comodidade proporcionada aos passageiros, o avanço despertará a atenção das companhias áreas para o nosso aeroporto, que ganha mais potencial de pousos e decolagens”, afirmou.

Prefeitura de Maringá
Por Gabrielle Nascimento