EDUCAÇÃO

Rede estadual oferece novos cursos técnicos gratuitos em parceria com o Senai

Mecatrônica, eletrotécnica, eletromecânica, manutenção automotiva, automação industrial, vestuário, biotecnologia e edificações são opções disponíveis em Maringá. Veja como se inscrever.

Rede estadual oferece novos cursos técnicos gratuitos em parceria com o Senai
Ao todo, são 2.500 vagas disponíveis. - Foto: Lucas Fermin/SEED

Uma parceria entre o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seed-PR), e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Paraná), viabilizará cursos técnicos gratuitos aos estudantes do ensino médio da rede estadual de ensino. A parceria, formalizada em dezembro de 2023, vai oferecer 13 novas qualificações, permitindo aos estudantes uma certificação profissional junto com a conclusão do ensino médio regular.

Serão ofertados cursos técnicos em produção de alimentos, automação industrial, biotecnologia, edificações, eletromecânica, eletrotécnica, manutenção automotiva, manutenção de máquinas industriais, mecânica, mecatrônica, logística, química e vestuário. As aulas teóricas acontecerão normalmente nas escolas da rede estadual, já as aulas práticas serão ministradas nos laboratórios do Senai. Para isso, os estudantes terão transporte gratuito fornecido pelo Senai.

Em Maringá, as opções disponíveis são para mecatrônica, eletrotécnica, eletromecânica, manutenção automotiva, automação industrial, vestuário, biotecnologia e edificações.

Ao todo, são 2.500 vagas disponíveis. Os interessados podem se inscrever até 31 de janeiro nas escolas que oferecem os cursos. Os cursos técnicos terão duração de três anos (período correspondente ao tempo do ensino médio) e serão ministrados no mesmo turno das aulas regulares, integrando a formação geral básica, dentro da carga horária da rede estadual.

Confira os colégios com cursos disponíveis em Maringá:

  • Mecatrônica - 35 vagas - Colégio Estadual Vinícius de Moraes e Santa Maria Goretti;
  • Eletrotécnica - 35 vagas - Colégio Estadual Theobaldo M. Santos;
  • Eletromecânica - 35 vagas - Colégio Estadual Tomaz E. de A. Vieira;
  • Manutenção automotiva - 35 vagas - Colégio Estadual Presidente Kennedy;
  • Automação industrial - 35 vagas - Colégio Estadual Alberto J. Byington Jr.;
  • Vestuário - 35 vagas - Colégio Estadual Gastão Vidigal;
  • Biotecnologia - 35 vagas - Colégio Estadual Gastão Vidigal;
  • Edificações - 35 vagas - Colégio Estadual Ipiranga.

Clique aqui e confira a tabela com todas as cidades, escolas e cursos disponíveis.

Maringa.Com, com informações da Agência Estadual de Notícias.
Por Gabrielle Nascimento