TEMPO

UEM ganha estação meteorológica automática

Já está em funcionamento, na Universidade Estadual de Maringá, uma nova estação disponibilizada pelo Instituto Nacional de Meteorologia.

Totalmente automática, está instalada junto com a estação climatológica convencional que a Universidade mantém, ainda em convênio com o INMET, desde 1979.

Os equipamentos, importados da Finlândia, são de moderna tecnologia e têm capacidade para registrar diversos elementos meteorológicos em tempo real, como temperatura do ar, pressão atmosférica, umidade relativa do ar, velocidade e direção dos ventos, radiação solar e chuva.

De hora em hora essas informações são enviadas automaticamente, via satélite, para o INMET, em Brasília, e imediatamente disponibilizadas para consulta no site www.inmet.gov.br.

“Basta clicar superfície automática, no link rede de estações, para aparecer o mapa do Brasil, com vários pontinhos representando os locais em que elas estão instaladas, localizar Maringá e obter os dados”, explica a coordenadora e professora do Departamento de Geografia, Leonor Marcon da Silveira.

Essa agilidade seria a principal vantagem dessa estação.

No entanto, segundo Marcon, as informações são substituídas por dados mais recentes a cada 90 dias.

Já o banco de dados da estação convencional da UEM, com um histórico de 26 anos, está permanentemente disponível para consulta.

A coordenadora lembra, ainda, que a instalação da estação automática não implica na desativação da convencional que tem função pedagógica.

“Nela os alunos de graduação e pós podem ver e tocar os instrumentos.

Além disso, alguns elementos meteorológicos não são registrados pela automática.

As duas trabalham paralelamente e a convencional continua enviando dados”, observa.