LITERATURA

Leituras de verão: confira alguns livros para ler nestas férias

O Maringa.Com preparou uma lista com 10 títulos para aproveitar no final do ano.

Leituras de verão: confira alguns livros para ler nestas férias
De Britney Spears a Elena Ferrante, esse guia de leituras para as férias tem diversas opções da literatura nacional e internacional. - Foto: Freepik

O final do ano é sinônimo de férias para muita gente e, se você estava procurando por livros com histórias perfeitas para mergulhar durante as últimas semanas do ano, o Maringa.Com preparou uma lista com vários títulos curtos e leves — em sua maioria —, perfeitos para ler neste verão.

De Britney Spears a Elena Ferrante, esse guia de leituras para as férias tem diversas opções da literatura nacional e internacional.

Confira a relação de 10 livros para ler nas férias, selecionados pelo Maringa.Com:

‘A Palavra Que Resta’ (Stênio Gardel)

Neste romance curto, Raimundo guarda desde a juventude uma carta escrita pelo grande amor de sua vida e que ele nunca pôde ler por ser analfabeto. Aos 71 anos, ele decide aprender a ler e escrever para, finalmente, entender o que são aquelas palavras escritas em papel.

Em sua estreia, o escritor cearense Stênio Gardel escreve uma história delicada sobre conflitos familiares, sexualidade e a descoberta de si.

Livros da Emily Henry

A escritora americana é uma das queridinhas do 'booktok', comunidade do aplicativo TikTok dedica a falar sobre livros, e escreve romances leves e acessíveis, sempre ambientados no verão.

Todos os seus livros traduzidos para português — ‘De Férias Com Você’, ‘Leitura de Verão’ e ‘Loucos por Livros’ — são leituras rápidas, com personagens cativantes e interesses amorosos que nem sempre são os focos principais das histórias, mas sempre complementam o desenvolvimento dos personagens.

‘Meu Ano de Descanso e Relaxamento’ (Otessa Moshfegh)

A jovem narradora da história mora em Nova York e parece ter a vida ideal, com seu apartamento perfeito, uma herança deixada pelos pais e o emprego dos sonhos em uma galeria de arte. No entanto, apesar das aparências, ela vive uma tristeza constante e, por isso, decide fazer uma espécie de hibernação durante um ano, tomando uma combinação de remédios receitados por sua terapeuta negligente.

Lançado em 2018, ‘Meu Ano de Descanso e Relaxamento’ foi bestseller do The New York Times e, apesar do título, é nos momentos de desconforto causados pela personagem principal que o livro da autora americana Otessa Moshfegh mais brilha.

Tetralogia Napolitana (Elena Ferrante)

Na verdade, ler estes quatro livros da escritora italiana (‘Amiga Genial’, ‘História do Novo Sobrenome’, ‘História de Quem Foge e de Quem Fica’ e ‘História da Menina Perdida’) é mais um projeto de verão do que uma leitura rápida para as férias.

Na Tetralogia Napolitana, Elena Ferrante escreveu, na história de Lina e Lenu, uma das descrições mais verdadeiras do que é a amizade entre mulheres, o fio condutor da história e que manteve as personagens conectadas direta e indiretamente da infância até a velhice.

‘A Mulher em Mim’ (Britney Spears)

Os trechos do livro de memórias da princesa do pop, divulgados poucos dias antes de seu lançamento, foram suficientes para causar polêmicas nas redes sociais e, quando o público pôde ter os livros em mãos, foi possível constatar que Britney Spears não teve nenhum pudor ao contar sua história.

Em uma leitura rápida, a cantora compartilha detalhes íntimos e, até então, desconhecidos por seus fãs, desde fatos do início da carreira, até o assédio excessivo da imprensa, que resultou em sua derrocada pública em 2008 e contribuiu para a instituição de uma tutela extremamente restritiva, comandada por seu pai.

‘Me Chame Pelo Seu Nome’ (André Aciman)

Na história, ambientada durante um verão na Riviera Italiana, é comum que o pai do jovem Elio receba acadêmicos na casa da família para auxiliar suas pesquisas. É assim que Elio conhece Oliver, um estudante americano, alguns anos mais velho e um romance intenso floresce entre os dois.

O livro de André Aciman, que foi adaptado para o cinema em 2017, mostra, com sensibilidade, o despertar de um adolescente para o poder do desejo desencadeado pela chegada do primeiro amor.

Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa