EDUCAÇÃO

20,7% dos candidatos não compareceram para realizar o Vestibular de Verão da UEM

Prova realizada em dezembro tem mais abstenções que o Vestibular de Inverno, aplicado em agosto.

20,7% dos candidatos não compareceram para realizar o Vestibular de Verão da UEM
Condições climáticas adversas em diversas partes do Estado, próximo ao horário de chegada dos candidatos, foram apontadas como um dos fatores que contribuíram para esse índice. - Foto: Divulgação UEM

No último domingo (10), a Universidade Estadual de Maringá (UEM) realizou o Vestibular de Verão em 12 cidades, contando com a participação de 8.797 candidatos. Ao todo, 1.825 deles não compareceram aos locais de prova, resultando em uma taxa de abstenção de 20,7%. Em Maringá, 1.238 candidatos faltaram dos 5.691 que realizaram a prova no campus-sede da universidade.

Comparando com o Vestibular de Inverno, que teve uma abstenção de 9,7%, nota-se um aumento significativo. No entanto, o coordenador da Central do Vestibular Unificado, Ednei Santulo Junior, explicou que a abstenção é historicamente maior no Vestibular de Verão. Condições climáticas adversas em diversas partes do Estado, próximo ao horário de chegada dos candidatos, foram apontadas como um dos fatores que contribuíram para esse índice.

Os cursos mais concorridos nesta edição do vestibular foram Medicina, com 466,16 candidatos por vaga na concorrência universal, seguido por Ciência da Computação (59,16), Psicologia (50,36) e Odontologia (50).

No Vestibular de Verão do ano passado, a abstenção ultrapassou os 30%, indicando uma melhoria neste ano. A universidade ofertou 1.211 vagas para mais de 70 cursos de graduação.

Maringa.Com, com informações do GMC Online.
Por Gabrielle Nascimento