SAÚDE

Mutirão de combate à dengue acontece no Jardim Santa Helena, Jardim Paris e Paris II

Imóveis em situação de má conservação serão notificados durante próxima semana.

Mutirão de combate à dengue acontece no Jardim Santa Helena, Jardim Paris e Paris II
Maringá está entre 43 cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério da Saúde para adoção de novas metodologias no combate da dengue. - Foto: Rafael Macri/PMM

Os bairros Jardim Santa Helena, Jardim Paris e Paris II recebem o mutirão de combate à dengue neste sábado (9), em Maringá. As residências das regiões serão vistoriadas pelos agentes de combate às endemias, que também vão orientar os moradores sobre como prevenir a proliferação do mosquito aedes aegypti.

Após as visitas das equipes, os imóveis em situação de má conservação serão notificados, para que os proprietários realizem a limpeza dos locais. Ao todo, a ação contemplará 846 imóveis.

Novas tecnologias

Maringá está entre 43 cidades brasileiras selecionadas pelo Ministério da Saúde para adoção de novas metodologias no combate da dengue. Os resultados vão contribuir para a nova política pública nacional sobre a doença. Uma das principais ações é a chamada estratificação de risco, ou seja, concentrar atuação constante dos agentes nas áreas com maior incidência.

As medidas incluem borrifação residual intradomiciliar, para aplicação de inseticida de efeito residual e sem prejuízo ao meio ambiente e para a comunidade, em imóveis com maior circulação de pessoas. Também serão instaladas estações disseminadoras, espaços em que a fêmea do mosquito, ao colocar o ovo, levará nanopartículas de larvicida para contaminação de outros pequenos depósitos de água em que posar, como pratos de vasos de plantas. Estratégia adotada pelo município, as ovitrampas serão ampliadas para cerca de 1.000 em diversas regiões da cidade.

Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa