ECONOMIA

Projeto de lei propõe desconto de 6% no IPVA pago à vista em 2024

Governo do estado enviou proposta para Assembleia Legislativa do Paraná nesta segunda (4).

Projeto de lei propõe desconto de 6% no IPVA pago à vista em 2024
O calendário de pagamentos será divulgado em janeiro de 2024. - Foto: Geraldo Bubniak/AEN

O Governo do Paraná encaminhou à Assembleia Legislativa, nesta segunda-feira (4), um projeto de lei que propõe um desconto de 6% no Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) em 2024.

“O desconto no pagamento à vista do IPVA em 2024 proporciona alívio financeiro aos contribuintes ao mesmo tempo em que serve de incentivo à quitação antecipada”, diz o secretário da Fazenda, Renê Garcia Junior.

Assim como em anos anteriores, além da opção à vista, a quitação do IPVA poderá ocorrer em cinco parcelas. Além disso, haverá a alternativa de utilizar a Guia de Recolhimento (GR-PR) que inclui QRCode para pagamentos instantâneos via pix. Com as guias, os contribuintes têm a opção de efetuar o pagamento pelos canais eletrônicos de mais de 800 instituições bancárias, independentemente se elas são ou não conveniadas com o Estado.

Também será possível efetuar o pagamento do IPVA com cartão de crédito, modalidade que permite o parcelamento do imposto em até 12 vezes, com juros aplicados pelas operadoras de cartão.

O calendário de pagamentos será divulgado em janeiro de 2024, mesmo mês de emissão das guias de pagamento, por meio do Portal de Pagamentos de Tributos.

Maringa.Com, com informações da AEN
Por Vanessa Santa Rosa