SUSTENTABILIDADE

Por que as decorações da Maringá Encantada 2023 são feitas de bambu? Entenda a mudança

Com tema “Preservando a Magia do Natal”, edição deste ano tem 80% da decoração composta por material renovável e de baixa emissão de carbono. Veja fotos dos ornamentos..

Por que as decorações da Maringá Encantada 2023 são feitas de bambu? Entenda a mudança
Mais de 20 km de bambu dos tipos Phyllostachys mossô e Phyllostachys aurea foram utilizados para criar as decorações. - Foto: Ademir Kimura/Maringa.Com

Maringá busca o título de Natal mais sustentável do Brasil com a Maringá Encantada 2023, uma celebração que além de embelezar a cidade e atrair visitantes, também faz uma declaração sobre a importância da responsabilidade ambiental.

Com a proposta “O nó que une o Natal à sustentabilidade”, a Prefeitura de Maringá teve a iniciativa de trocar o metal pelo bambu na produção em larga escala da decoração natalina deste ano. A escolha desse material renovável resultou em uma redução significativa na emissão de dióxido de carbono. Mais de 150 toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas, o equivalente ao que seria produzido por cerca de 35 mil árvores em um ano.

Foto: Ademir Kimura/Maringa.Com

O objetivo, além de fazer um evento mais sustentável, é atrair ainda mais visitantes, já que 82% dos turistas brasileiros afirmam que buscam destinos mais ecológicos em suas próximas viagens.

“As estruturas de ferro utilizadas nas edições anteriores do evento natalino foram locadas e os fornecedores tinham a responsabilidade pela instalação, retirada, reaproveitamento e/ou destinação correta em caso de desuso. O objetivo é tornar a ‘Maringá Encantada’ um evento cada vez mais sustentável”, destaca a Secretaria de Comunicação de Maringá.

O bambu, conhecido por sua rápida regeneração em comparação com outras árvores, apresenta-se como uma opção ecologicamente mais sustentável. Além disso, sua versatilidade e resistência o tornam um recurso valioso em diversas aplicações, desde decoração até construção civil e móveis.

Foto: Ademir Kimura/Maringa.Com

As decorações foram obtidas através de licitação no valor de R$ 2.477.546,48, que foi vencida pela empresa Bambusa Bioarquitetura. Entre os itens solicitados para a Maringá Encantada 2023 estão portais receptivos, caixas de presente, anjos, arranjos com bolas de Natal, portais de acesso, trio de árvores estilizadas, estrelas, árvores no estilo pinheiro, túnel e até mesmo um chafariz de luzes.

Clique na galeria a seguir e confira fotos das decorações de bambu:

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento