EDUCAÇÃO

UEM avança duas posições e é eleita a 23ª melhor do Brasil pelo ranking da Folha de S. Paulo

Além da classificação geral, cursos de Psicologia, Biomedicina, Agronomia, Engenharia Química, Educação Física, Ciências Contábeis, Engenharia Ambiental e Biologia estão entre os 15 melhores do país.

UEM avança duas posições e é eleita a 23ª melhor do Brasil pelo ranking da Folha de S. Paulo
Ranking Universitário Folha é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil, realizada desde 2012. - Foto: Divulgação

A Universidade Estadual de Maringá (UEM) é a 23ª colocada em todo o Brasil no Ranking Universitário Folha (RUF), avaliação anual realizada pelo jornal Folha de S. Paulo. Entre as Instituições de Ensino Superior (IES) que atuam no Estado do Paraná, a UEM aparece em 2º lugar, atrás da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Se considerar somente as instituições do sistema estadual, é a primeira do Estado.

Com 83,84 pontos atingidos, entre as estaduais do país a UEM ocupa o 5° lugar, atrás apenas das estaduais paulistas e da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Considerando todas as IES da região Sul do Brasil que foram avaliadas, entre públicas (estaduais e federais) e privadas, a UEM também ocupa a 5ª colocação.

Além do ranking de Universidades, foram avaliados 35 cursos de graduação da UEM. Os cursos de Psicologia (10°), Biomedicina (10°), Agronomia (11°), Engenharia Química (11°), Educação Física (12°), Ciências Contábeis (13°), Engenharia Ambiental (13°), e Biologia (15°) estão entre os 15 melhores do Brasil.

O RUF é uma avaliação anual do ensino superior do Brasil, feita desde 2012. A edição deste ano analisou 203 universidades públicas e privadas de todo o país. A metodologia utilizada avalia as instituições a partir de cinco indicadores e 18 componentes, que juntos, somam cem pontos: pesquisa científica (nove componentes); internacionalização (dois componentes); inovação (dois componentes); qualidade de ensino (quatro componentes) e avaliação do mercado de trabalho (um componente).

Confira a pontuação da UEM na avaliação:

  • Pesquisa (0 a 42): 36,18;
  • Ensino (0 a 32): 27,81;
  • Mercado (0 a 18): 14,44;
  • Internacionalização (0 a 4): 2, 83;
  • Inovação (0 a 4): 2, 58.
Universidade Estadual de Maringá
Por Gabrielle Nascimento