TECNOLOGIA

Conheça a Tecnogreen Media, plataforma desenvolvida por estudantes do colégio Gastão Vidigal

Destinada ao setor agrícola, rede social busca melhorar comunicação entre produtores, além de conscientizar sobre desenvolvimentos sustentáveis. Saiba mais.

Conheça a Tecnogreen Media, plataforma desenvolvida por estudantes do colégio Gastão Vidigal
Startup composta por alunos do segundo ano do Ensino Médio busca financiamento para se tornar realidade. - Foto: Arquivo Pessoal/Pedro Luiz Pereira Zampar

A partir das aulas do curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas, ofertado no Colégio Gastão Vidigal, em Maringá, uma equipe de 13 jovens estudantes deu o pontapé para criar a Tecnogreen Media, uma startup destinada ao setor agrícola com o objetivo de conectar e conscientizar produtores.

A ideia para a "empresa" surgiu a partir de uma proposta no segundo ano do curso técnico: escolher um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e desenvolver uma solução que ajudasse a resolver ou minimizar um problema relacionado. A jovem equipe da Tecnogreen escolheu a ODS 12, referente ao Consumo e Produção Responsáveis. O objetivo? Melhorar a comunicação entre os envolvidos na agricultura e conscientizar sobre a importância do desenvolvimento sustentável nas produções.

Para desenvolver sua plataforma inovadora, a equipe da Tecnogreen Media adotou a metodologia de Design Thinking, uma abordagem que os ajudou a estruturar suas ideias e evitar pular etapas importantes, embora tenham enfrentado desafios ao imaginar todas as funcionalidades necessárias.

“Sentimos um pouco de dificuldade em imaginar como íamos colocar no ar de alguma forma. Em um primeiro momento, pensamos em criar um aplicativo para celulares, mas vimos que era inviável, por exigir muitos recursos. Então surgiu a ideia de uma plataforma web, algo que qualquer pessoa conectada à internet possa acessar”, explica Pedro Luiz Pereira Zampar, um dos estudantes responsáveis pela Tecnogreen Media.

Ainda em desenvolvimento, a plataforma incluirá várias funcionalidades, assim como uma rede social, e contará com uma página inicial de apresentação, um fórum para interação entre os membros, uma seção de artigos, informações sobre o clima e cotações de insumos agrícolas, uma página de membros com perfis individuais e uma função de mensagens para facilitar a comunicação entre os usuários.

Embora o site ainda não tenha sido publicado, os estudantes já planejaram estratégias de monetização. “Estamos buscando parcerias com empresas e influenciadores do setor agrícola que desejam divulgar seus serviços e produtos na plataforma. Além disso, a publicidade no site também será uma fonte de receita. O objetivo é colocar a plataforma no ar ainda esse ano e, para se manter online, é importante ter usuários”, explica Pedro.

Para tornar a plataforma uma realidade, a Tecnogreen Media estima que serão necessários aproximadamente 25 mil reais em investimento na startup. O dinheiro será usado para colocar o site no ar, garantir o acompanhamento profissional necessário e compensar o esforço e tempo dedicados ao projeto por toda a equipe.

Clique aqui e conheça a iniciativa Tecnogreen Media.

Maringa.Com
Por Gabrielle Nascimento