POLICIAL

Operação policial realizada em Maringá apreende 130 kg de drogas; 30 pessoas foram detidas

Ação iniciou segunda-feira (30) e mobilizou 300 policiais civis e militares da região e de Curitiba. Confira o levantamento completo.

Operação policial realizada em Maringá apreende 130 kg de drogas; 30 pessoas foram detidas
As ações reúnem equipes civis e militares junto com cães policiais, para ações preventivas e repressivas, por meio de patrulhamento terrestre e aéreo, bloqueios de trânsito, abordagens e fiscalizações de imóveis, veículos e pessoas. - Foto: Divulgação

A Secretaria da Segurança Pública do Paraná (Sesp) concluiu nesta quarta-feira (1) a Operação Cidade Segura em Maringá. A ação iniciou segunda-feira (30) e mobilizou 300 policiais civis e militares da região, com apoio de efetivo de Curitiba. O balanço final mostra que 31 pessoas foram presas, mais de 130 kg de drogas apreendidos, além de uma arma de fogo, R$ 13 mil em espécie, 10 mil cartões clonados junto com a máquina de clonar. Um veículo furtado foi recuperado.

Só na segunda fase da operação, iniciada terça-feira (31), os policiais abordaram 646 pessoas e 151 veículos. Foram notificados 26 automóveis e 23 motocicletas - 18 acabaram apreendidas. Dois adolescentes foram apreendidos. Envolvidos com furtos, roubos e tráfico de drogas, ambos foram encaminhados ao Centro de Socioeducação (CENSE) de Londrina.

Segundo a Sesp, a operação consistiu em ação integrada entre as forças policiais, visando elevar a percepção de segurança da comunidade local e o cumprimento da lei. “O intuito foi combater o crime. Temos um levantamento de índices de criminalidade aqui na região de Maringá e com base nisso intensificamos o policiamento, com toda a tecnologia que o Estado oferece para reprimir todo tipo de crime”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira.

A operação foi elaborada com base em mapeamento feito pela Sesp. As ações reúnem equipes civis e militares junto com cães policiais, para ações preventivas e repressivas, por meio de patrulhamento terrestre e aéreo, bloqueios de trânsito, abordagens e fiscalizações de imóveis, veículos e pessoas.

A operação contou com apoio da Polícia Civil do Paraná, da Secretaria de Mobilidade Urbana e da Guarda Civil Municipal de Sarandi, vizinha de Maringá. A Polícia Militar empregou efetivos do 4° Batalhão de Polícia Militar (BPM), da Companhia Independente de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas, do Batalhão de Polícia de Choque, Batalhão de Rondas Ostensivas de Natureza Especial, além de policiais militares integrantes da 2ª Escola de Formação, Aperfeiçoamento e Especialização de Praças (EsFAEP) da PMPR.

"A integração entre as forças do Estado, a presença ostensiva da PMPR e as ações preventivas e repressivas contribuem significativamente para que possamos levar segurança à comunidade" disse o comandante geral da Polícia Militar, coronel Jefferson Silva.

Agência Estadual de Notícias
Por Gabrielle Nascimento