EDUCAÇÃO

Ranking internacional aponta UEM como uma das 26 melhores universidades brasileiras

Entre as 430 universidades avaliadas na América Latina, a Instituição obteve o 97º lugar, dentro das 100 primeiras colocações, subindo de posição em relação à pesquisa publicada no ano anterior.

Ranking internacional aponta UEM como uma das 26 melhores universidades brasileiras
Confira a classificação da UEM no QS World University Rankings: Latin America The Caribean 2024. - Foto: Divulgação

De acordo com o QS World University Rankings: Latin America The Caribean 2024 publicado por meio da consultoria britânica Quacquarelli Symonds, a Universidade Estadual de Maringá (UEM) está entre as melhores universidades do país. A UEM é classificada em 1º lugar entre as universidades estaduais paranaenses e aparece como 3ª colocada entre as Instituições de Ensino Superior (IES), que atuam no Estado do Paraná.

Entre as 430 universidades avaliadas, por meio do ranking geral, a Instituição obteve o 97º lugar, dentro das 100 primeiras colocações, subindo de posição em relação à pesquisa publicada no ano anterior.

Já na América Latina, entre as 315 universidades latino-americanas avaliadas, a UEM ficou com a 78ª colocação. No Brasil, a UEM está na 26ª colocação, entre as 97 universidades brasileiras avaliadas, subindo uma posição em relação ao ranking publicado no ano anterior.

Nesta edição, o processo metodológico utilizou a reputação acadêmica, pesquisa e descoberta, artigos científicos e citações, empregabilidade e resultados, reputação do empregador, experiências das equipes que atuam em redes com PhD, engajamento global em pesquisa internacional/network, indicador de impacto na Web com a finalidade de avaliar a performance acadêmica, desempenho dos egressos e rede internacional de pesquisa.

O reitor Leandro Vanalli afirmou que "é uma honra saber que a Universidade subiu posições nesse ranking e essa avaliação da nossa instituição vem comprovar o seu desempenho, como universidade pública em prol da região de atuação dos câmpus regionais e dos nossos cursos, mostrando que investimentos no ensino superior, na ciência e na produção de tecnologia sempre trazem desenvolvimento às regiões, onde as universidades públicas se localizam e, a UEM tem cumprido seu papel".

Universidade Estadual de Maringá
Por Gabrielle Nascimento