GERAL

Carioquinha, cacetinho e filão: confira os nomes do pão francês em diferentes regiões do Brasil

Alimento mais tradicional do café da manhã do brasileiro é quase uma unanimidade de norte a sul do país. No entanto, a maior divergência — e polêmica — é sobre qual a maneira correta de chamá-lo.

Carioquinha, cacetinho e filão: confira os nomes do pão francês em diferentes regiões do Brasil
Apesar de ser amado de norte a sul, há um aspecto cultural sobre o pão francês que não é unânime entre os brasileiros: afinal de contas, como chamar um  dos alimentos mais clássicos da mesa da população? - Foto: Reprodução/Freepik

O pão é paixão nacional. Sempre presente na mesa do café da manhã dos brasileiros, o pão francês (ou de sal, careca, de massa grossa, cacetinho) pode ser saboreado apenas com manteiga ou margarina, na chapa com requeijão, recheado com presunto e muçarela, além de ser usado para sanduíches, torradas e acompanhamentos de sopas.

Esse alimento versátil é o produto de panificação mais vendido no país, com uma média anual de consumo que ultrapassa 2 milhões de toneladas, segundo informações da Associação Brasileira da Indústria de Panificação (ABIP).

Origem - O pão francês, na verdade, é 100% brasileiro. Não há uma história comprovada de como ele foi inventado, mas uma versão diz que a receita foi criada no final do século XIX e o nome em homenagem à terra da baguete foi escolhido porque os integrantes da elite brasileira, estudantes filhos de proprietários de terra que moraram em Paris, voltavam ao Brasil encantados com a cultura e os pães franceses.

Como as cozinheiras dos casarões não conseguiam reproduzir a receita da baguete por aqui — os pães mais populares eram as receitas rústicas de imigrantes italianos e portugueses — foi criada uma versão, que acabou sendo chamada de pão francês.

Apesar de ser amado de norte a sul, há um aspecto cultural sobre o pão francês que não é unânime entre os brasileiros: afinal de contas, como chamar um dos alimentos mais clássicos da mesa da população?

Confira os nomes para o pãozinho em diferentes regiões do país:

  • Baixada Santista: média
  • Ribeirão Preto e Piracicaba: filão
  • Ceará: carioquinha
  • Paraíba: pão aguado
  • Rio Grande do Sul e algumas regiões da Bahia: cacetinho
  • Sergipe: pão jacó
  • Minas Gerais: pão de sal
  • Manaus e no Piauí: pão de massa grossa.
  • Pará: pão careca
Maringa.Com
Por Vanessa Santa Rosa