SAÚDE

Setembro Amarelo terá palestras sobre saúde mental em Maringá; confira a programação completa

Segundo a Prefeitura, ações serão realizadas nas UBSs, Caps e em colégios da rede estadual da cidade, com atividades pensadas para jovens e adolescentes.

Setembro Amarelo terá palestras sobre saúde mental em Maringá; confira a programação completa
De acordo com o Ministério da Saúde, a região sul do Brasil apresenta as maiores taxas de suicídio do país entre jovens de 15 a 19 anos. - Foto: Reprodução/Rafael Macri/PMM

A Prefeitura de Maringá dá início à programação do Setembro Amarelo — mês dedicado à debates sobre saúde mental e prevenção do suicídio — nesta sexta-feira (1). Durante as próximas semanas, diversas ações serão realizadas, incluindo palestras, bate-papos e atividades para jovens e adolescentes. Confira a programação completa mais abaixo.

De acordo com o Ministério da Saúde, a região sul do Brasil apresenta as maiores taxas de suicídio do país entre jovens de 15 a 19 anos. Em Maringá, a Secretaria de Juventude, Cidadania e Migrantes (Sejuc) também preparou ações nos colégios estaduais. Desde junho deste ano, o projeto ‘Zoeira tem Limite’ está presente nas escolas da rede estadual, disponibilizando acolhimento psicológico gratuito para estudantes vítimas de bullying.

Confira a programação do ′Setembro Amarelo′:

  • 1/9 - Abertura da campanha ′Setembro Amarelo′ - Palestra do psiquiatra Cleto Rocha Pombo sobre o tema ′Vencendo a depressão e resgatando vidas′
    Horário: 8h30
    Local: Auditório Hélio Moreira
  • 12/9 - Palestra com a psicóloga Maressa Vieira França sobre o tema ′Setembro Amarelo - Construindo o sentido da vida′
    Horário: 15h
    Local: Auditório da Secretaria de Saúde
  • 14, 21 e 28/9 - Bate-papo com pacientes sobre promoção da saúde mental e acesso aos serviços
    Horário: 15h
    Local: UBS Pinheiros
  • 15/9 - Orientações e panfletagem sobre serviços de saúde
    Horário: 8h
    Local: UBS Cidade Alta
  • 25/9 a 29/9 - ′Zoeira tem Limite′ - Ciclo de palestras em colégios estaduais sobre bullying e prevenção ao suícídio
  • 29/9 - Conferência Municipal de Juventude - Debate sobre temas como bullying, prevenção ao suícidio, ODS e políticas públicas de juventude para promoção do bem-estar
    Horário: 8h às 17h
    Local: Auditório Hélio Moreira

Confira as informações sobre os Caps e atendimento psicológico:

CAPS I - Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil: Serviço para atendimentos a crianças e adolescentes com transtornos mentais graves e persistentes, inclusive pelo uso de substâncias psicoativas, cujo comprometimento cause prejuízos acentuados em vários aspectos da rotina diária.
Horário de funcionamento: 7h30 às 18h
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

Caps AD II - Centro de Atenção Psicossocial para Álcool e ou Drogas: local que oferece tratamento para a população adulta, que apresenta intenso sofrimento psíquico decorrente do uso de álcool e outras drogas.
Horário de funcionamento: 7h às 19h
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

Caps II Canção - Centro de Atenção Psicossocial para atendimento a pessoas com transtornos mentais graves e persistentes.
Horário de funcionamento: 7h as 18h.
Endereço: Rua Alfredo Pujon, 733

Caps III - Atendimento para pessoas com transtornos mentais graves ou com uso abusivo de álcool e outras drogas. Possui 15 leitos de acolhimento de curta permanência. O acolhimento em leito acontece diariamente, das 7h às 19 horas. O cuidado recebido no acolhimento em leito funciona 24 horas.
Endereço: Rua Pioneiro João José Queiroz, 650

Hospital Municipal - Emergência Psiquiátrica 24 horas
Endereço: Rua. Ver. Gerson Soares Costa Kuriango esq. Av. Nildo Ribeiro da Rocha, s/n, Jd. Ipanema

Unidades Básicas de Saúde (UBSs) - As 34 UBSs oferecem atendimento com psicólogo. Clique aqui e confira o horário de cada unidade.

Maringa.Com, com informações da Prefeitura de Maringá
Por Vanessa Santa Rosa