CIDADE

Professora da UEM ganha prêmio nacional

A professora Maria Aparecida Fernandez, do Departamento de Biologia Celular e Genética, da Universidade Estadual de Maringá, recebeu, no dia (29), em cerimônia realizada em São Paulo, o Prêmio Santander Banespa de Ciência e Inovação, na categoria serviços.

O projeto da pesquisadora, Diagnóstico Molecular do Banco de Germoplasma de Bicho-da-Seda (Bombyx Mori) do Acervo UEM-ACESP para Obtenção de Híbridos Comerciais, foi contemplado com R$ 50 mil.

Montado em parceria com a Associação de Sericicultores e a Prefeitura de Nova Esperança, o projeto, na área de biotecnologia, tem por finalidade conservar e conhecer o potencial do banco de germoplasma.

Segundo Fernandez, esse acervo biológico vai fortalecer o crescimento de híbridos comerciais para a produção de casulos e propiciar a revitalização da Associação e da cultura do bicho-da-seda no município, considerado a capital da seda do Brasil.

A professora, que volta de São Paulo amanhã do dia (1º), disse ao Portal Universia Brasil, gestor do prêmio, que a pesquisa pretende ainda buscar avanços no desenvolvimento biotecnológico e de manipulação da espécie, modernizando a sericicultura brasileira.

"A produção de seda é muito tímida no país e nós, com a ajuda do Santander, queremos alavancar este mercado que tem forte potencial de crescimento", afirmou.

Segundo o Universia, a UEM também ganha reconhecimento com o prêmio, concedido à pesquisadora, por incentivar projetos de qualidade e de cunho social.

"Para imagem da instituição isso é muito interessante", afirmou Fernandez ao Portal.

O objetivo do Prêmio Santander Banespa é incentivar a pesquisa científica no meio acadêmico brasileiro.

Desta edição, participaram com projetos pesquisadores e estudantes de 166 universidades.