Documentário sobre o futebol profissional em Maringá estreia no dia 30 de agosto; confira o trailer
Com imagens raras dos times profissionais da cidade, "Paixão Esquecida" é um média-metragem do Maringá Histórica com co-produção da Cosmos Filmes. Veja como garantir os ingressos para a estreia.
O documentário “Paixão esquecida: a história do futebol profissional de Maringá”, média-metragem com roteiro e direção de Miguel Fernando, tem sua estreia marcada para o dia 30 de agosto, às 19h, no Teatro Marista. A entrada é gratuita e já é possível reservar ingressos preenchendo um formulário online através deste link.
- Receba as novidades de Maringá pelo Whatsapp ou Telegram.
- Siga o Maringa.Com no Instagram ou Google News.
Com pesquisa assinada pelo jornalista Antonio Roberto De Paula, do Museu Esportivo de Maringá, e Ortílio Carlos Vieira, o Tilinho, o filme traz pela primeira vez à público uma parte do acervo do Maringá Histórica que mostra cenas da trajetória dos times profissionais da cidade e das principais vitórias que se deram no Estádio Regional Willie Davids ao longo de sete décadas, em especial o campeonato de 1977, quando o Grêmio foi campeão estadual. Narrações dos melhores momentos foram resgatadas.
"O resultado é, de longe, o mais emocionante que podíamos apresentar. Vimos o quanto o maringaense é, de fato, aficionado pelo futebol local, ao contrário do que muitos pensam. O filme mostra isso e mais um pouco, por meio de material em vídeo raro e inédito", revela Miguel Fernando.
Ao todo, foram entrevistadas 30 pessoas entre ex-jogadores, ex-dirigentes, imprensa da época, membros de torcidas organizadas e pesquisadores com o objetivo de mostrar as principais conquistas e desafios do esporte na região.
"Há uma clara preocupação em contar essa história de tantas ocorrências marcantes buscando sempre a realidade e com a emoção na dose certa”, comenta o pesquisador Antonio Roberto De Paula. “Este documentário é o trabalho mais amplo e criterioso já feito sobre o futebol profissional de Maringá porque ele traça uma linha do tempo que tem início nos anos 1940 até hoje”, completa.
Na linha do tempo traçada pelo filme, a história tem início em 1948 com a fundação da Sociedade Esportiva e Recreativa de Maringá (SERM), primeiro time amador da jovem cidade, passando por 1957, quando surgiu o primeiro time profissional local (o Maringá Atletico Clube), chegando aos dias atuais, com o Maringá Futebol Clube e Aruko Sports Brasil.
A construção e reforma dos locais que serviram (e ainda servem) de palco para estes espetáculos esportivos, como a Vila Olímpica, onde está o Willie Davids, e o Brinco da Vila, na Vila Operária, também são temas abordados por meio do olhar de arquitetas entrevistadas.
Confira o trailer oficial do documentário “Paixão esquecida: a história do futebol profissional de Maringá”: